O auxiliar de processos da Concessionária Águas de Nova Friburgo (Canf), Leo Reis, e o terceirizado José Macedo faziam a vistoria e limpeza dos interceptores próximos à ETE Olaria quando encontraram um peixe, o cascudo, nas águas do Rio Cônego. O momento tinha de ser registrado, pois a espécie não é típica destas redondezas, mas acima de tudo por ser prova incontestável de que as águas dos rios estão cada vez mais limpas.
O cascudo de água doce é também conhecido como acari, cari e boi-de-guará. É uma espécie encontrada por toda a América do Sul, e mais especificamente no Rio Paraíba do Sul.
Para o operador de sistemas da Canf, Galdenilson de Oliveira José, supervisor das equipes que trabalham na limpeza das elevatórias, das caixas de coleta, de interceptores, além da manutenção geral da rede, há mais de dois anos surpresas agradáveis como esta acontecem no trabalho diário.
"Antes as águas tinham aspecto cinza e não conseguíamos andar direito pelo leito dos rios. Agora, as águas estão claras. Sempre escutamos elogios dos moradores em relação aos rios, eles notam a diferença”, comentou Galdenilson.
"E encontramos peixes também nos rios Santo Antônio e Bengalas”, lembrou o auxiliar de processos Leonardo Jordão.
Segundo Leo Reis é comum também encontrarem outras espécies, como as carpas e bagres nos rios Santo Antônio e Cônego, respectivamente.
Para a coordenadora de operações, Danielle Silva de Souza, é muito gratificante receber essas notícias da equipe.
"Não só pelo fato de ver o peixe de volta ao rio, mas por ver o sorriso e a satisfação dos colaboradores em realizar um trabalho muitas vezes pouco reconhecido, mas de grande valor para a empresa e para a sociedade”, disse Danielle.
"Para a equipe nota dez que cuida da limpeza dos interceptores, após a inauguração das três Estações de Tratamento de Esgoto, na cidade (ETEs de Olaria, Campo do Coelho e Centro, de 2010 a 2013), os rios que cortam Nova Friburgo ficaram visivelmente mais limpos”, ressaltou.
Leo Reis contou que tem visto lontras pescando no Rio Santo Antônio, na altura do Bairro Ypu. "As garças também aparecem muito em busca de pesca e encontram”, lembrou.
Os clientes da concessionária, satisfeitos com a melhoria da qualidade de vida da cidade, costumam enviar para a empresa fotos como garças pescando no Bengalas.
"Quando a Águas de Nova Friburgo chegou aqui, em 2009, não havia nenhum tratamento de esgoto na cidade e, ainda este ano, será inaugurada a quarta ETE do município, a de Conselheiro Paulino. Teremos, a partir de 2014, uma cobertura de mais de 90% em tratamento de esgotos, índice que nenhuma outra cidade do Rio de Janeiro (fora as administradas pelo grupo Águas do Brasil) possuirá. Com as águas dos rios cada vez mais limpas, registros como estes serão comuns na cidade. Estamos cumprindo o nosso papel tratando a água e o esgoto, oferecendo serviços de qualidade para a população e, acima de tudo, zelando pela natureza”, concluiu o superintendente da Canf, Christian Portugal.
Deixe o seu comentário