Chegou a vez de Campo do Coelho receber uma nova estação de tratamento de esgoto. Em parceria com o Inea, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, anuência do Ceivap e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Dois Rios, e recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos oriundos da cobrança pelo uso da água, Águas de Nova Friburgo inaugura hoje, 1° de dezembro, a partir das 11h, a Estação de Tratamento de Esgoto de Campo do Coelho.
O investimento para a construção da estação foi de cerca de R$ 800 mil. Esta é a primeira obra integralmente realizada com recursos da cobrança do uso da água. A ETE Campo do Coelho foi projetada para uma vazão de até 15 l/s e tratará todo o esgoto doméstico gerado no 3° distrito, beneficiando aproximadamente 2000 friburguenses.
Através da parceria entre Águas de Nova Friburgo e o Instituto Estadual do Ambiente ficou definido como sendo de responsabilidade da concessionária a execução das obras das unidades de tratamento preliminar (gradeamento, caixa de areia e calha Parshall), bem como a instalação dos interceptores, a construção da elevatória, a urbanização da área e a construção do laboratório.
Ao Inea coube o fornecimento e instalação do módulo hidráulico da ETE, composto por peneira estática, tanque anóxico, três tanques com aeração por sistema de ar difuso para tratamento biológico com utilização de MBBR, decantador lamelar e digestor de lodo.
A ETE de Campo do Coelho foi projetada com uma estrutura de construção diferente das demais estações instaladas pela Concessionária Águas de Nova Friburgo. Os tanques foram enterrados, aparecendo somente as tampas de acesso e a parte de operação da unidade. A mudança é apenas estética, já que o sistema de captação e tratamento é o mesmo projetado pela concessionária, o que foi possível pelo tamanho da estação, que é bem menor que as outras, ocupando somente 300 metros quadrados, o que faz com que a profundidade necessária para enterramento dos tanques seja pequena, não interferindo no lençol freático.
Deixe o seu comentário