Águas de Nova Friburgo, EBMA, Spa Maria Bonita e Trilhas do Araçari entregam prêmios aos vencedores do 1º Concurso de Fotografia Amadora do Inea/NF

segunda-feira, 17 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Águas de Nova Friburgo, EBMA, Spa Maria Bonita e Trilhas do Araçari entregam prêmios aos vencedores do 1º Concurso de Fotografia Amadora do Inea/NF
Águas de Nova Friburgo, EBMA, Spa Maria Bonita e Trilhas do Araçari entregam prêmios aos vencedores do 1º Concurso de Fotografia Amadora do Inea/NF

Águas de Nova Friburgo fez presença na entrega de prêmios do 1º Concurso de Fotografia Amadora da Superintendência Rio Dois Rios, do Inea/NF, na sede da instituição, localizada na Avenida Conselheiro Julius Arp 85, no centro da cidade. A empresa patrocinou parte do evento, assim como a EBMA, o Spa Maria Bonita e o Restaurante Trilhas do Araçari. 
O concurso escolheu três vencedores de cada categoria. 1º lugar da categoria “Nossos vizinhos, os animais silvestres”: Rosanita dos Santos; 2º lugar: Arthur de Amaral Silva; e 3º lugar: Alex Sandro Muniz Cunha. 1º lugar da categoria “Campo Verde”: Jalmirez José da Silva; 2º lugar: Thaís Coelho; e 3º lugar: Rosanita dos Santos. 1º lugar da categoria “Um olhar sobre a cidade”: Jalmirez José da Silva; 2º lugar: Gabriel Macedo Thomaz; e 3º lugar: André Bohrer Marques. 1º lugar da categoria “Árvores da mata Atlântica”: André Bohrer Marques; 2º lugar: Jalmirez José da Silva; e 3º lugar: Thaís Coelho.
O 1º Concurso de Fotografia Amadora foi idealizado por Eliane Maria Pontes dos Santos e Vanessa Waltrick, do Grupo Gestor de Educação Ambiental do Inea. O tema escolhido para a primeira edição foi “O Entorno em foco”, com o objetivo de premiar os olhares mais curiosos, mais críticos e sensíveis ao mundo que nos cerca. 
A abertura do evento foi às 10h30 pela superintendente regional do Inea/NF, Margareth Nacif, que elogiou a iniciativa de Eliane Pontes e Vanessa Waltrick. Eliane Pontes se emocionou ao lembrar que a cidade passou por momentos dolorosos e, por isso, um dos objetivos do concurso é eternizar, através das fotos, a natureza e a cidade recuperadas.
“Queremos mostrar também o melhor da nossa cidade”, frisou Eliane.
O concurso foi aberto aos fotógrafos amadores, a partir dos 14 anos, e só puderam ser inscritas as fotos de áreas localizadas na Bacia Hidrográfica de responsabilidade da Superintendência Rio Dois Rios: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Macuco, Duas Barras e Sumidouro. 
A comissão julgadora das fotografias foi formada pelo especialista em área ambiental e professor, Rafael Louredo; pela superintendente regional do Inea/NF, Margareth Nacif; e pelos fotógrafos, Sérgio Vianna, com mais de 15 anos de experiência no mercado, e Osvaldo Enoc, mestre em fotografias, com trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais. A banca examinadora levou em consideração a criatividade, a originalidade e a adequação ao tema. Os primeiros colocados de cada categoria ganharam câmeras digitais Nikon Coolpix L120 da EBMA, entregues pelo encarregado geral de coleta da empresa, Carlos Alberto Siqueira; os colocados em 2º lugar, um dia no Spa Maria Bonita, prêmio simbólico entregue por Miruê Hashiura e os colocados em terceiro lugar, almoço no restaurante Trilhas do Araçari, entregues por Flávio Stern. 
A Águas de Nova Friburgo patrocinou os brindes (chaveiros gravados com o nome do concurso), revelação e molduras para exposição das fotos premiadas, além da distribuição do livro e videodocumentário “Tragédia e reconstrução, o desafio das Águas”. A coordenadora de cobranças, Giselle Ribeiro, e a assessora de comunicação, Maria Goretti Saturnino Braga, representaram a empresa.

Águas de Nova Friburgo e o apoio aos eventos culturais e ambientais 
 O concurso é cultural e ecológico e estimulou olhares positivos sobre as cidades, a mata nativa que cerca as regiões Serrana e Centro-Norte fluminense e as paisagens agrícolas da zona rural, incluindo os rios e cachoeiras; por isso, a Águas de Nova Friburgo aceitou de imediato fazer parte do rol de empresas patrocinadoras do evento.
As doze fotos escolhidas e emolduradas ficaram em exposição durante o evento. A superintendente regional do Inea/NF, Margareth Nacif, ao encerrar a premiação, disse ainda que o projeto vai continuar e com mais força a cada ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade