Especialista considera importante e recomenda que pelo menos um copo seja consumido por dia
Mania entre os friburgenses, os carrinhos que vendem água de coco já podem ser encontrados pelo centro da cidade. E por apenas R$ 1,20 é possível aliviar o calor do verão, matar a sede e ainda cuidar da saúde. Segundo a nutricionista Kátia Feijó os benefícios são muitos: hidrata e amacia a pele, combate a desidratação, controla a pressão arterial, reduz o nível do colesterol, previne e auxilia o tratamento de artrite, alem de ser o melhor isotônico que existe por ser rico em minerais.
“A água de coco contém eletrólitos que são essenciais para manutenção da fisiologia orgânica, entre eles, o potássio e pequenas porções de sódio, além de conter água quente que completa a hidratação”, garante a nutricionista. Com apenas um copo de água de coco você consome o equivalente a 50 calorias, 12 gramas de carboidratos, 0,4 gramas de proteínas e 0,4 gramas de gorduras. “Além de manter o corpo saudável, ainda vai ser um combustível a mais para a rotina do verão”, ressalta.
Os empresários da área lucram com a venda do produto no verão que, em alguns lugares, como Nova Friburgo, é realizada em pequenos carros adaptados que retiram a água na hora para o consumo. Cenário diferente no inverno, quando as vendas caem de 85% a 90%. “O consumo de água de coco deve ser popularizado em todas as estações do ano. Visto que a variação de público abrange todas as classes sociais, devido ao preço acessível, à condição de bem estar e saúde que proporciona”, avalia o empresário do ramo de vendas Márcio Toshi.
A dentista Andrea passa todos os dias pela carrocinha de água de coco com a filha de cinco anos para tomar um copo. Para ela é indispensável que o hábito de consumir produtos saudáveis seja adquirido, substituindo o refrigerante pela água de coco. “Minha filha já me cobra, se eu não passar aqui antes de levá-la à escola. Acredito que se todos conhecessem os benefícios que a água de coco traz à saúde, não deixariam de tomar um dia sequer”, afirma ela orgulhosa da filha.
Não há contraindicação para quem consome água de coco entre uma e três vezes durante o dia, mas é bom evitar o excesso. “É importante ressaltar que pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e deficiência renal devem ter cautela com seu consumo excessivo, devido à presença de sódio e outras substâncias que podem acirrar a presença dessas doenças”, alerta a nutricionista.
Deixe o seu comentário