No dia 13 de agosto será realizada assembleia geral para fundação do Sindicato dos Agricultores Familiares de Nova Friburgo, a ser realizada na Queijaria Suíça (Estrada Nova Friburgo-Teresópolis, km 18, Conquista). A realização é da comissão organizadora pró-formação do sindicato, com apoio do Conselho de Dirigentes de Associações Rurais de Nova Friburgo (ConRural) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf).
A fundação do Sindicato dos Agricultores em Nova Friburgo segue o movimento nacional nesse sentido, incentivado pela Fetraf, e aproveita a experiência bem-sucedida do associativismo no município — que possui a maior rede associativista municipal do país. O movimento teve origem com o Programa Associar, da Embrapa, que deu muito certo em Nova Friburgo, onde foi desenvolvido por cerca de uma década. No entanto, há dois anos está paralisado.
Essa experiência acumulada tem sido a base para a convocação dos agricultores familiares para a fundação do sindicato. O movimento é coordenado em Nova Friburgo pelo zootecnista Selmo Oliveira, ex-secretário municipal de Agricultura, que tem mantido contato com os coordenadores estadual e nacional do movimento.
O sindicato é uma organização que tem tudo para facilitar a vida do produtor rural e sua família, como maior organização da categoria, contribuição para o INSS, aposentadoria, o Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP), recursos do Ministério de Desenvolvimento da Agricultura (MDA) para os sindicatos, compras de terra para fins de agricultura, central de informações, desenvolvimento agrário, assessoria jurídica, informática, lazer, eventos e festividades ligadas à área rural, entre outros benefícios previstos em lei oferecidos pelos sindicatos em todo o país.
O sindicato vai abranger realmente todos os agricultores do município, meeiros e parceiros, que mesmo não sendo donos, trabalham e têm seus familiares trabalhando na terra. O edital de convocação foi publicado no dia 7 de julho passado no Diário Oficial da União (DOU). A assembleia estava prevista inicialmente para o dia 15 de janeiro, já tendo sido, inclusive, publicada no DOU. Tornou-se inviável por ter sido o sábado seguinte da tragédia climática que se abateu sobre Nova Friburgo. Em consequência, todo o processo de fundação teve que ser refeito.
Uma chapa com 18 nomes foi apresentada para concorrer e inclui agricultores familiares de Salinas, Conquista, Rio Grande, Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Janela das Andorinhas, entre outras localidades rurais. Por enquanto não haverá participação de agricultores de outros municípios, o que poderá ocorrer posteriormente se assim for decidido, tornando-se de alcance regional.
A mobilização e a apresentação da proposta do sindicato têm sido feitas nas reuniões das associações de produtores rurais há um ano. A proposta tem sido bem aceita e os produtores rurais estão empolgados com a possibilidade de terem seu sindicato. A próxima reunião de mobilização será na associação de Conquista, prevista para o dia 28 próximo, às 19h, na Escola Municipal Vevey la Jolie, ao lado da Queijaria Suíça.
Deixe o seu comentário