Homenagem ao imperador romano Augusto, o oitavo mês do ano já era temido pela crença de que uma terrível criatura voadora invadia Roma naquele mês expelindo fogo pelas ventas.
Outros dois fatos ocorridos em agosto e que, se não deram origem à crendice, pelo menos a reforçaram, foi o martírio do apóstolo Bartolomeu, que converteu muita gente ao cristianismo na Armênia: ele foi preso, teve a pele retirada e depois foi decapitado. Isso em 24 de agosto de 51 d.C. E foi também em 24 de agosto, só que do ano 1572, que aconteceu o massacre da noite de São Bartolomeu, ordenado por Catarina de Médici, que dizimou milhares de protestantes franceses, os huguenotes.
Segundo uma lenda, é ainda no dia 24 de agosto que o inferno é aberto e o diabo é libertado. Mas, como é o Dia de São Bartolomeu, este santo ficou incumbido de levar Satanás de volta para o seu habitat, o inferno.
O fato é que, em diversos países, agosto é considerado mês de mau agouro. Como se em outros meses não acontecessem fatos ruins... Tem gente que não se casa e nem troca de moradia nesse mês. Mas, contraditoriamente, o rei das superstições no Brasil, o ex-jogador e ex-técnico de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo, nasceu no dia 9 de agosto de 1931.
Quer saber mais? Vire a página e veja uma lista de fatos bons e ruins acontecidos em agosto e decida: agosto é ou não o mês do desgosto?
Sim, agosto é o mês do desgosto! Só acontece tragédia!
Dia 4 · Os EUA enviam tropas para o Vietnã, em 1964
Dia 5 · Morrem Carmen Miranda (1955) e Marilyn Monroe, 1962
Dias 6 e 9 · Os EUA jogam bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, 1945
Dia 16 · Morre o "Rei do Rock”, Elvis Presley, 1977
Dia 17 · Começa a construção do Muro de Berlim, 1961
Dia19 · O poeta Federico García Lorca é assassinado durante a Guerra Civil Espanhola, 1936
Dia 24 · O Vesúvio entra em erupção destruindo a cidade romana Pompeia, 79 d.C
Dia 31 · Morre a princesa Lady Di, 1997
Bobagem! Em todos os meses acontecem coisas boas e ruins!
Dia 3 · É aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte a liberdade de expressão e de imprensa no Brasil, além do fim da censura e da tortura, em 1988
Dia 5 · Nasce o médico sanitarista médico Oswaldo Cruz, 1872
Dia 8 · É criada a Cruz Vermelha, 1864
Dia 10 · Nasce Jorge Amado, 1912
Dia 15 · Começa o Festival de Woodstock, que dura três dias, 1969
Dia 27 · Nasce Agnes Gonxha, a Madre Teresa de Calcutá, 1910
Dia 28 · Durante a Marcha sobre Washington, Martin Luther King pronuncia seu célebre discurso "I Have a Dream”, 1963
Agosto o mês do "gosto”!
Desde sempre o ser humano se alimenta e alimenta crenças negativas, supertições como sexta-feira 13, passar embaixo de uma escada etc...
Carmen Romanini
O importante, em primeiro lugar, é sabermos de onde surgiu essa ideia sobre o mês de agosto. De acordo com pesquisas, agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano e é assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi batizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu” mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo/Rómulo (calendário romano).
É verdade, muitas coisas ruins aconteceram e acontecem em agosto... Mas será que se pesquisarmos os outros meses com a mesma lente de aumento, não vamos encontrar em todos os meses fatos trágicos? Assim como, se pesquisarmos, vamos encontrar em agosto muitas coisas legais e muita gente boa que nasceu nesse mês!
Desde sempre o ser humano se alimenta e alimenta crenças negativas, superstições como sexta-feira 13, passar embaixo de uma escada etc...
A verdade é que o que nos acontece no mês de agosto, tem a força da nossa forma de lidar com a vida e se alguma coisa não acontece como gostaríamos ou se acontecem fatos desagradáveis podem ter certeza não foi pelo mês de "agosto”.
Que tal mudarmos a semântica e tratarmos o mês como um mês de "gosto”, de energia positiva, de sorte e de boas notícias? Surpreendentemente, vocês verão essas coisas boas acontecerem, porque o que tudo o vivemos é produzido por nós mesmos!
E já que o poder da mente opera milagres, já que estamos em agosto, esse mês tão estigmatizado, vamos colocar o nosso pensamento em forma positiva para desmistificar tudo isso e construir magníficas recordações desse mês especial!
Carmen Romanini é especialista em Runas e autora do
livro "As Runas um Presente para ao Autoconhecimento”
Não foram em agosto!
Tragédias que marcaram o mundo de janeiro a dezembro
Sim, muitos fatos ruins acontecem em agosto. Mas várias coisas boas também são registradas nesse mês, entre elas o nascimentos de diversas personalidades, entre elas Caetano Velloso, o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Zezé de Camargo, o tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet, a apresentadora Gloria Maria, o escritor Paulo Coelho, a jogadora de futebol Marta, o velocista Usain Bolt... Enfim, a lista é imensa.
Imensa também é a lista de fatos tristes acontecidos em outros meses, o que prova que "desgosto” não é uma exclusividade do mês de agosto. Confira alguns (poucos) desses acontecimentos nos onze meses restantes, que abalaram o mundo:
Janeiro
2001 – Tragédia climática na Região Serrana do Estado do Rio – incluindo Nova Friburgo – deixa centenas de mortos e milhares de desalojados.
2013 – Incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), deixa mais de 200 mortos e vários feridos.
Fevereiro
1972 – O edifício Andraus, no centro de São Paulo, pega fogo e causa a morte de 16 pessoas. Outras 300 ficaram feridas.
1974 – Incêndio no edifício Joelma, no centro de São Paulo, se torna o maior do estado, causando a morte de 191 pessoas e deixando 300 feridas.
1998 – O edifício Palace II, empreendimento de Sergio Naya na Barra da Tijuca, Rio, desaba, causando a morte de oito moradores e deixando dezenas de famílias sem residência.
Março
2011 – No Japão, um forte terremoto desencadeou um tsunami, causou incêndio na usina nuclear de Onagawa e deixou milhares de mortos.
Abril
1912 – Durante sua viagem inaugural, o transatlântico Titanic se choca com um iceberg, no Oceano Atlântico, matando 1517 pessoas das 2240 a bordo.
1940 – Ao espalharem spray altamente inflamável, para combater mosquitos, os responsáveis pela boate Rhythm Club, no Mississipi, EUA, provocaram um incêndio que matou 207 pessoas.
Maio
1994 – Ayrton Senna morre num acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália.
Junho
2009 – Um avião da Air France, partindo do aeroporto Tom Jobim, no Rio e que seguia para Paris, cai no Oceano Atlântico matando todos os 228 tripulantes.
2009 – Morre Michael Jackson
Julho
2012 – Durante a estreia do filme Batman – O Caveleiro das Trevas, James Holmes dispara contra os espectadores matando cinco deles, num cinema de Colorado, EUA.
Setembro
2001 – Série de atentados terrorista deixam milhares de feridos nos Estados Unidos. As Torres Gêmeas, do complexo World Trade Center, em Nova York, são destruídas.
2006 – Um boing da Gol colide com um jato da Legacy. O acidente causou 154 pessoas morreram.
Outubro
1996 – Em apenas 24 segundos após a decolagem, um avião da Tam, que seguia de Congonhas para o Rio de Janeiro, caiu sobre oito casas, matando 96 pessoas – entre passageiros e tripulação – que estavam à bordo, mais três em solo.
Novembro
1942 - Incêndio na casa noturna Coconut Grove, em Boston, EUA, mata 492 pessoas e deixa 600 feridos.
Dezembro
1961 – Incêndio no Gran Circo Americano, em Niterói, mata 503 pessoasmata centenas de pessoas em Buenos Aires.
1980 – John Lennon é assassinado.
1986 – A embarcação Bateau Mouche naufraga, na Baía de Guanabara, matando 55 pessoas, entre elas a atriz Yara Amaral.
2000 - Na cidade chinesa de Luoyang, 309 pessoas morrem quando um incêndio atinge uma discoteca, durante a celebração na noite de Natal.
2004 – Incêndio na discoteca Republica Cromagnon, em Buenos Aires, causa centenas de mortos.
Deixe o seu comentário