Agora é oficial: Friburgo é o Polo Cervejeiro Artesanal do estado

Lei é sancionada e município se consolida como berço da nova geração de produtores da bebida
quarta-feira, 16 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Produção de cerveja em Nova Friburgo (Foto: Marcelo Horn)
Produção de cerveja em Nova Friburgo (Foto: Marcelo Horn)

A lei que cria o Polo Cervejeiro Artesanal e a festa anual da Cerveja Artesanal em Nova Friburgo, sancionada pelo governo do estado, consolida a região como produtora, defende os interesses do segmento, promove a cultura cervejeira e apresenta medidas benéficas ao desenvolvimento do turismo e da indústria local.

O projeto foi construído pelo deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol-RJ) em conjunto com a associação Beer Alliance e inclui as cidades de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidelis. O recorte regional coincide com a região banhada pela bacia hidrográfica Rio Dois Rios, considerando que os produtos elaborados em uma região podem sofrer a influência das condições hidrográficas, geológicas, climáticas e pela biodiversidade desta região.

Assim, Nova Friburgo se consolida como berço da nova geração de produtores das cervejas de alta qualidade contando hoje com aproximadamente 25 marcas, sendo que dessas, 16 estão operando regularmente. As demais estão em fase de implantação.

Para o autor do projeto, esta conquista sinaliza uma das potencialidades do município, que se fortifica. “A cerveja atrai turistas, desenvolve a economia e oferece mais uma possibilidade de progresso para o município e região. Mais de 370 mil pessoas moram nesses 12 municípios. Esperamos que, agora, esse contingente se beneficie desse título, através da hotelaria, do comércio, da gastronomia, movimentando outros setores da economia. Estamos felizes com essa vitória!”, destacou Wanderson.

A lei, publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 15, objetiva mais incentivos na produção e o crescimento econômico de toda a região. “As condições ambientais exclusivas desta região, em conjunto com a cultura local, a capacidade técnica e a criatividade dos produtores, tornam as cervejas do Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo produtos únicos que proporcionam uma experiência de consumo diferenciada e surpreendente”, conclui o deputado, que contou com a adesão de outros sete deputados para que o PL ganhasse mais força.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade