Agenda21 pede mais participação popular e informação das ações

quinta-feira, 31 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Cerca de 40 pessoas interessadas em uma Nova Friburgo mais participativa estiveram presentes na reunião promovida pela Agenda21 Local na última segunda-feira, 28. O secretário da Reconstrução Serrana, Affonso Monnerat, falou do trabalho que envolve sua recente pasta, criada para agilizar a reconstrução das sete cidades atingidas pela catástrofe. Ele enfatizou que há muito trabalho pela frente, mas o tempo e a burocracia atrapalham a agilidade dos serviços.

A consultora da Petrobras, Patrícia Krans, pontuou a importância de se trabalhar baseado nos resultados obtidos até agora. Ficou acordado que haverá um novo encontro no dia 5 de abril, para análise e divisão de tarefas, dando enfoque à tragédia das chuvas de janeiro.

O professor Fernando Cavalcanti fez um resumo da tragédia, com informações precisas, apontando números da catástrofe de 12 de janeiro.

Com relação à participação popular foi defendido um acompanhamento mais de perto de todo o trabalho do poder público e de grupos que desejam modificar, por exemplo, o plano diretor, sem a participação das comunidades e dos cidadãos.

— Temos que mudar o perfil participativo das futuras ações, elegendo democraticamente aquelas que vão melhorar a vida da nossa cidade, e não criando novos bairros distantes, superpopulosos, sem infraestrutura de transporte, comércio, saúde, segurança, trabalho, escolas e outros mais. O pensamento seria pulverizar pequenos núcleos de moradias, com conforto e infraestrutura, que sempre foi o grande apelo de Nova Friburgo — disse Paulo Roberto, coordenador da Agenda21 Local.

Outro importante tema é a unificação das informações para os desabrigados e desalojados, com relação às intervenções que serão feitas ou que estão em estudos, para que a população possa participar ou acompanhar sem sobressaltos. O Fórum da Agenda21 se qualificará para tomar a frente deste trabalho, com a participação de grupos de acompanhamento de várias atividades que estão programadas pela Agenda21 para acontecer na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade