Mais uma vez a Agenda21 Local de Nova Friburgo foi convidada a participar do V CNRS em Londrina/PR. No auditório da Universidade Norte do Paraná—Unopar—foram realizadas diversas palestras sobre assuntos que serão tratados na Rio+20. Com o representante do Ministério do Meio Ambiente, esteve presente o Sr. Geraldo Vitor de Abreu, que trabalha diretamente com Agenda21, A3P e com o Conselho Nacional do Meio Ambiente. Geraldo fez a palestra magna de abertura com o tema “A um passo da Rio+20”. Geraldo também esteve presente em Nova Friburgo em agosto de 2011 na entrega do documento da Agenda21, como representante do Ministério do Meio Ambiente. A apresentação em seguida foi do gerente executivo de desenvolvimento ambiental, o Ph.D. Fernando Neves, da multinacional Tetra Pak, falando da nova política internacional de reaproveitamento das embalagens Tetra Pak, que em 2020 devem chegar a nível de 44% de coleta das embalagens já utilizadas. Outro tema desenvolvido foi “O quadro institucional para o desenvolvimento sustentável”. O primeiro a se apresentar foi o gerente de gestão e qualidade da Cooperativa Agroindustrial—Cocamar/PR—que relatou as experiências da cooperativa em vários setores. O presidente do Instituto Águas do Paraná fez referência a todo trabalho junto ao campo e as áreas urbanas na preservação e nas políticas de gestão da água. Do Instituto Souza Cruz falou a responsável por projetos de abrangência nacional, Helen Janata, que está com trabalhos a serem desenvolvidos aqui em Nova Friburgo no Ibelga, destacando vários projetos pelo Brasil afora.
Outro painel importante foi “Transição para uma Economia Verde”. Quem falou sobre este assunto foi o diretor presidente Florindo Dalberto, que destacou o trabalho no campo para otimizar e melhorar vários aspectos da vida do homem, trazendo uma nova visão para o homem do campo. E para finalizar a atriz Letícia Sabatella fez palestra magna de encerramento, pontuando suas ações em várias frentes como nova líder ativista de diversas causas—como da tribo indígena sobre a qual ela apresentou um documentário de 40 minutos. Para encerrar ela se colocou à disposição para perguntas, e vários estudantes e participantes entenderam suas causas e como ela iniciou sua luta. Nesta oportunidade, a Agenda21 entregou oficialmente um exemplar do documento da Agenda21 Nova Friburgo.
Para a Agenda21 foram vários momentos de destaque, como a parceria formalizada pela Unopar de ter um link do site da universidade para a Agenda21 de Nova Friburgo e vice versa, e a possibilidade de a Tetra Pak estar em Nova Friburgo para realizar atividades de coleta seletiva, visto que ela dará ênfase às cidades que já dispõe de trabalhos neste sentido.
Para tudo isso ir a frente, o secretário de Meio Ambiente de Nova Friburgo, Eduardo de Vries, tem buscado estas parcerias junto com a Agenda21, o Centro de Educação Ambiental—CEA—, a Escola de Políticas Publicas e Gestão Ambiental—Epgea, www.epgea.com.br—e setores interessados no crescimento sustentável do município.
Deixe o seu comentário