A primeira reunião da Agenda 21 Local de Nova Friburgo de 2010 foi realizada segunda-feira, 22, no Hotel Sanjaya, e teve a participação de cerca de 40 pessoas, entre elas os secretários municipais de Meio Ambiente, Roberto Vianna, e de Turismo, Nauro Grehs, além de representantes dos deputados Rogério Cabral (estadual) e Glauber Braga (federal), ambos do PSB, e dos vereadores. Na ocasião foram apresentados alguns projetos como o Prêmio Empresa 21 Sócio Ambiental, constando de 21 itens, que definirão o perfil ambiental e social das concorrentes. O perfil ambiental tem maior peso e a expectativa será inicialmente de várias empresas se prepararem para os vários tópicos a serem alcançados e, muito em breve, a grande maioria das empresas estarem trabalhando 80% dos tópicos.
A discussão do regimento interno ficou para uma reunião específica, para a qual os participantes pediram que os dados fossem enviados eletronicamente com o objetivo de um estudo mais amplo, podendo o texto ser melhorado ou criticado, tendo sido estabelecida uma data limite para o próximo dia 23 de março.
ENCONTRO EM NOVA FRIBURGO - Outro ponto da pauta foi a possibilidade da realização de um dos dois encontros da Agenda 21, um estadual e outro nacional, para os próximos meses, para o que a coordenação a Agenda 21 Local de Nova Friburgo terá que apresentar a cidade à Secretaria Estadual de Ambiente, a fim de que concorra à sede destes dois eventos.
O foco da coordenação é não medir esforços para tentar realizar um dos dois eventos na cidade, que está situada dentro da Mata Atlântica, pela produção de água, pela coleta exemplar de lixo, pelo início da construção das estações de tratamento de esgoto, pelo trabalho da Agenda 21 Comperj, pelo Plano Diretor premiado da cidade e por todo o histórico de anos de trabalho com o meio ambiente. Segundo os coordenadores, Nova Friburgo tem muita possibilidade de sediar um desses eventos ambientais.
DESTAQUES – A Agenda 21 Local de Nova Friburgo vem se destacando por todos os trabalhos realizados, além de prestar assessoria a outras cidades, até mesmo de outros estados. Na primeira reunião do ano foram apresentados pela engenheira agrônoma Alda Oliveira os documentos que estão sendo elaborados para o fechamento da Agenda 21 Comperj/Petrobras, que está em fase final de elaboração. A Agenda 21 Local de Nova Friburgo também terá participação em breve numa pesquisa da Universidade de Quebec, no Canadá.
Deixe o seu comentário