O programa Hora Técnica desta quarta-feira, 18, traz o tema “A Agenda 21 local leva Nova Friburgo ao Conleste”—o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense. O debate contará com a participação da arquiteta Viviane Suzey Gomes de Melo, coordenadora da Câmara Técnica de Meio Ambiente, e do gestor ambiental João Mendes, coordenador da Agenda 21 Local de Nova Friburgo. A intermediação será do jornalista Paulo de Carvalho, a partir das 21h, pelo canal 10 do sistema RCA.
No último dia 15 de março foi assinado em Nova Friburgo o termo de ingresso do município no Conleste. A iniciativa abre um canal para reivindicar mais investimentos para a cidade no Comperj. Em novembro de 2007, teve início um projeto para desenvolver uma Agenda 21 Local em cada um dos 14 municípios de influência direta e indireta do empreendimento. A Agenda 21 trabalha com quatro segmentos—serviço público, empresariado, ONGs e comunidades—e após três anos de intenso trabalho concluiu um diagnóstico complementar que apontou mais de 300 projetos e ações para Nova Friburgo.
Em 2011, devido à tragédia ambiental ocorrida na Região Serrana, o grupo se reuniu novamente com a tarefa de revisar os pontos alterados. Uma vez concluída a revisão do diagnóstico e das ações propostas, foi apresentado e entregue à sociedade, no auditório do Nova Friburgo Country Clube, o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. Este plano aponta para a possibilidade de centenas de projetos em todas as áreas do município. Diversas instituições e o próprio governo municipal já utilizam esses dois documentos como referência.
Quem quiser fazer perguntas ao vivo pode ligar para (22) 2519-2003. Para se informar sobre a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, enviar sugestões para o programa ou esclarecer dúvidas, acesse www.aeanf.org.br ou envie seu e-mail para aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário