Agenda 21 de Nova Friburgo inaugura escritório na Universidade Estácio de Sá

quarta-feira, 21 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Nesta quarta-feira, 21, às 19h, será inaugurado no auditório do campus local da Universidade Estácio de Sá o escritório da Agenda 21 Nova Friburgo. O evento contará com a presença dos dirigentes do campus; do coordenador da Agenda 21 do município Paulo Roberto de Souza; do coordenador do curso de petróleo e gás, o professor Gil de Carvalho; e da representante da Petrobras, Patrícia Kranz. Na ocasião também será realizada palestra sobre o impacto socioeconômico da implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) nos 15 municípios vizinhos.

De acordo com Paulo Roberto de Souza, a participação do professor Gil de Carvalho na Agenda 21 visualizou uma oportunidade de trabalho conjunto, possibilitando a aliança para melhoria da cidade. No escritório os alunos desenvolverão projetos sobre meio ambiente e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável em Nova Friburgo e regiões vizinhas. Na palestra serão divulgadas informações sobre o Comperj, conscientizando os estudantes das perspectivas que o complexo petroquímico oferecerá nos próximos 50 anos.

Segundo o professor Gil de Carvalho, o objetivo da iniciativa é cadastrar o maior número possível de alunos de todos os cursos como agentes da Agenda 21, estimulando a multidisciplinaridade no campus. A proposta é interagir a cidade, a universidade, a Agenda 21 e a Petrobras, trabalhando em várias frentes de informação sobre oportunidades futuras nas áreas de meio ambiente e petróleo. Outras atividades conjuntas já estão sendo programadas, como “O dia do petróleo” - que contará com a participação de professores da universidade da Petrobras - além de cursos de curta duração e visitas técnicas.

A Agenda 21 faz um trabalho de radiografia das cidades que serão impactadas pelo Comperj: Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Marica, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis. A atuação conjunta com a Petrobras faz parte da política de relacionamento da empresa com os municípios nos quais serão gerados cerca de 200 mil empregos diretos e outros indiretos, tais como serviços, transportes, habitação, comércio, turismo de negócios, ente outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade