A Academia Friburguense de Letras (AFL) recebeu neste sábado, 10, os representantes de várias entidades do Estado do Rio de Janeiro para o 1º Congresso de Academias de Letras e a 5ª Jornada Cultural Comemorativa do Dia Nacional da Cultura e da Língua Portuguesa no Brasil. O evento, com sede no município, foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores, com início às 9h30.
Promovido pela Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro (Falerj) e coordenado pela AFL, o congresso teve como patrono Dom João VI. Para a presidente da AFL, Tereza Malcher, essa é uma oportunidade não só de promover encontros, mas também de fortalecer o movimento das academias de letras de todo o país.
“Esse é o nosso primeiro congresso, é um momento de grande emoção, mas principalmente um primeiro passo para o fortalecimentos das academias, que tem um papel importantíssimo na cultura, literatura, história e no apoio aos escritores”, ressalta Tereza.
O evento contou com a apresentação do Coral da Academia Friburguense de Letras (foto), que entoou os hinos do Brasil e do município e ainda cantou duas músicas ensaiadas especialmente para a ocasião.
Presidido pelo acadêmico e presidente da Falerj, Waldenir de Bragança, o congresso reuniu representantes de academias de letras e outras instituições ligadas as mesmas dos município de Niterói, Teresópolis, Santo Antônio de Pádua, Vassouras, Itaperuna e da capital. Representando o prefeito Renato Bravo, a coordenadora de Projeto da Secretaria Municipal de Cultura, Leila Pinheiro, deu as boas-vindas a todos os presentes e agradeceu a AFL pela coordenação do evento.
Na ocasião, também foi celebrada a posse da nova diretoria da federação, cuja presidência será assumida a partir de 2019 pelo acadêmico Ordilei Alves da Costa.
Deixe o seu comentário