Eloir Perdigão
Três meses depois, o Carnaval voltou a reunir aqueles que mais curtem essa festa. Foi na noite de sexta-feira, 7, no Centro de Convivência da Feliz Idade, quando o presidente da Associação Friburguense de Imprensa (AFI), jornalista José Duarte, promoveu pela quinta vez a cerimônia de entrega do Troféu Coracy Martins, homenageando, assim, o colega da Rádio Nova Friburgo AM. Foram 51 troféus entregues aos destaques de escolas de samba, blocos de enredo, gay do carnaval, desfiles de fantasias e blocos de embalo, além de seis homenagens aos friburguenses que mostraram seu talento no Carnaval da cidade do Rio de Janeiro. Recebeu um dos troféus também o dirigente do ano, enquanto duas personalidades foram agraciadas com o troféu Gratidão. A festa foi apresentada por José Duarte e contou com a participação do Rei Momo 2010, Rogério Souza Mello. O grupo mais animado foi do bloco de enredo Globo de Ouro.
A cerimônia foi aberta com a entrega dos troféus ao destaque dos blocos de embalo categoria resistência – Yabadabadoo – e ao destaque dos blocos de embalo categoria avenida – Vem que tem –, representado por Dalci Paulino. Também foram contemplados os destaques do 36º Concurso Municipal de Fantasias, Júlio Santos e Yeda Corguinha, e o destaque da promoção gay do carnaval, Mateus da Silva Costa. Na homenagem especial foram contemplados com o troféu Jorge Marcos Freitas, Jeferson Lima, Monstrinho, Evandro Malandro, Guto e Kaísso (este o único que pôde estar presente) por terem participado do Carnaval do Rio.
BLOCOS DE ENREDO – A entrega mais festejada da noite foi dos blocos de enredo, contando com participação para lá de animada da galera do Globo de Ouro, que faturou o troféu nas categorias bateria, samba-enredo, fantasia, alegorias e adereços e melhor bloco. O Unidos do Imperador abiscoitou os troféus de enredo e harmonia, enquanto o Bola Banca foi contemplado em intérprete (Paulinho Guaraná) e melhor ala (das crianças).
ESCOLAS DE SAMBA – Entre as escolas de samba os destaques que receberam o troféu foram: ala de baianas – Acadêmicos do Prado; bateria, intérprete (Kaísso, Big, Ezequiel, Lúcia Helena e Damázio) e comissão de frente – Imperatriz de Olaria; fantasia, alegoria e adereços e harmonia – Vilage no Samba; enredo, samba-enredo, mestre-sala (Fabinho), porta-bandeira (Andréa), melhor ala (Terra Nativa) e melhor escola – Unidos da Saudade.
Revelados só na hora da festa, os ganhadores do troféu Gratidão foram o subsecretário de Esportes, Rui Silva e o vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto. O troféu Gratidão, de melhor dirigente, foi para Antônio Carlos da Silva (Carlinhos), presidente da Acadêmicos do Prado, representado por Bruno e Daniele.
José Duarte ainda promoveu a entrega do troféu ao homenageado, Coracy Martins, para guardá-lo de lembrança, e anunciou o homenageado de 2010: Paulo César Antunes Nogueira (Paulo Biéca). Ao final da cerimônia José Duarte convidou todos os agraciados para subirem novamente ao palco para fazer a foto oficial da festa.
Deixe o seu comentário