Com palestra do advogado Felipe Santa Cruz, às 19h desta quinta-feira, 30, na Academia Friburguense de Letras (AFL), a Associação Friburguense de Imprensa (AFI) encerra a primeira parte do projeto AFI de mãos dadas com a cidadania. O advogado, que virá do Rio de Janeiro exclusivamente para ministrar a palestra, falará sobre o tema Desaparecidos políticos e a OAB.
Felipe Santa Cruz é conselheiro e diretor da OAB/RJ (Seccional Rio da Ordem dos Advogados do Brasil), presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), da OAB-RJ. Ele tinha dois anos em fevereiro de 1974 quando seu pai, Fernando Santa Cruz, pernambucano, estudante de direito e militante da Ação Popular (AP), foi preso pelos órgãos de repressão no Rio de Janeiro.
O presidente da 9° Subseção da OAB em Nova Friburgo, Carlos André Pedrazzi, convida a classe advocatícia para a palestra, que com certeza lotará a sede da AFL.
Já participaram do projeto da AFI o padre Luiz Cláudio Azevedo Mendonça, falando sobre A importância da filosofia no encontro do homem com Deus, abordando várias fases da filosofia; o pastor Armindo Müller, que falou sobre A evolução das igrejas evangélicas de Nova Friburgo; a sexóloga Dalva Brust, com o tema Sexo, homofobia e homossexualismo; o padre Marcus Vinícius Brito de Macedo, que palestrou sobre A dignidade da pessoa humana e seu equilíbrio ético, e o jornalista e pastor Daniel Cunta, que tratou do cotidiano da reportagem policial.
Na opinião do presidente da AFI, José Duarte, a primeira fase de palestras teve resultado proveitoso. “Evidentemente que não conseguimos alcançar nosso objetivo no que se refere à frequência de público, mas num todo, a avaliação é positiva, face à qualidade dos temas, à experiência dos palestrantes e o nível técnico de todos eles”.
A segunda parte do projeto começa na próxima semana, com a seguinte programação:
Dia 5/10, 19h - casal Bento e Sandra: Família, Igreja e Sociedade;
Dia 7/10, 19h - Soraya Brust: Drogas, o mal do século
Dia 14/10, 19h - Gilberto Pereira: Jornalismo Internacional
Dia 18/10, 19h - professor e vereador Pierre: O perfil do estudante de Nova Friburgo
Dia 22/10, 19h - jornalista Antônio Fernando: Política e políticos
Dia 28/10 - 19h - advogada Rosângela Cassano: Os direitos fundamentais da Constituição e a imprensa
A terceira e última fase do projeto começa dia 4 de novembro, com a seguinte programação:
Dia 4/11, 19h - jornalista Liliane Souzella: A extinção do diploma de jornalista;
Dia 11/11, 19h - engenheiro Paulo Nunes: Uso racional de energia elétrica no Brasil;
Dia 22/11, 10h - professor e vereador Pierre: A sexualidade na literatura romântica;
Dia 23/11, 19h - padre Luiz Cláudio: Deus e o livre arbítrio – A construção da felicidade;
Dia 2/12,19h – Bispo d. Edney Gouvêa Mattoso: A Igreja hoje
Deixe o seu comentário