AFFM/Friburguense leva título em seu melhor desempenho no Brasileiro

XVII Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, realizado no Grajaú Country Club, no Rio de Janeiro
sábado, 13 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Equipe do Friburguense fez história na competição nacional (Divulgação)
Equipe do Friburguense fez história na competição nacional (Divulgação)

Um título para marcar a campanha histórica. Representantes de Nova Friburgo na modalidade 12 toques, os botonistas da AFFM/Friburguense participaram no último fim de semana do XVII Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, realizado no Grajaú Country Club, no Rio de Janeiro. A disputa pelos títulos mais cobiçados pelos praticantes deste esporte foi acirrada e teve como resultado quatro novos campeões nas principais categorias.

Dentre eles, Vinícius Esteves, do Friburguense, vencedor na categoria Sub-18. Desta forma, o jovem atleta tornou-se o primeiro de Nova Friburgo a ser campeão nacional de Futmesa. No contexto geral, a AFFM/Friburguense tem o melhor desempenho de sua história no Brasileiro Individual de 12 toques.

“Obrigado a todos os atletas participantes, ao nosso presidente da AFFM, Fernando Cruz, e o presidente do Friburguense, Wagner Faria, além de nosso eterno e fiel patrocinador Stam Metalúrgica. E parabéns ao Frizão por essa conquista”, destaca o botonista Christofer Barres.

Vinícius Esteves, fruto da nova geração de jogadores do Friburguense AC, em uma disputa por pontos corridos, desde o início não deu chances aos adversários. A cada jogo, comprovou que os bons resultados no campeonato estadual adulto — onde foi campeão de uma etapa — não foram obra do acaso. Desta forma, o Rio de Janeiro mantém a tradição de ter vários campeões brasileiros nas categorias Sub-15 e Sub-18, tais como Felipe Albuquerque (hoje no CR Vasco da Gama), Gabriel Adão, Rodrigo Pedreira e Lucas (America FC), Marcus Antunes (Fluminense FC) e Rhaniery (hoje no Clube Ginástico Desportivo).

“Parabéns ao Vinicius Esteves, campeão brasileiro, e a toda a equipe. Obrigado à Stam, pelo apoio de sempre. Também parabenizo aos dirigentes, a todos os participantes e ao Christofer Barres Pereira, presidente da modalidade Bola 12 na Federação do Rio, pela organização do Brasileiro. Que venha 2016 em São Paulo”, declarou o presidente da AFFM, Fernando Cruz, através de uma rede social.

Além do título na série Bronze, o Friburguense também realizou boas campanhas na Ouro. Araujo e Hiêgo Azevedo tiveram desempenho destacado na Série Prata, categoria adulto, enquanto Virgílio Goretti alcançou o comemorado terceiro lugar na categoria sub-15, onde Thiel Andrade faturou a oitava colocação. Gabriel Ouverney, estreante, terminou em quinto no sub-18. Ainda no adulto, Christofer Barres Pereira sagrou-se campeão da Série Bronze. Nesta categoria, o melhor desempenho foi do botonista Marcus Vinicius Constantino, que terminou em sexto na Ouro.

Outros resultados

Na categoria Máster, o atleta Edson Sírio (SP) venceu Dalla Stela (PR) na grande decisão e levou a taça para o litoral de São Paulo. Edson Sírio fez campanha sólida, coroada com a vitória sobre um ex-campeão brasileiro. O paulista superou o fato de, há pouco tempo, ter realizado uma cirurgia que o afastou por um longo tempo das mesas. 

Na Adulto, a decisão foi caseira, com dois atletas do Meninos FC de São Bernardo (SP). Maurício Faccio derrotou Marcel Romero em jogo bastante disputado. Ambos chegaram à final após deixarem pelo caminho atletas considerados favoritos como os ex-campeões Robertinho (PR), os paulistas Michilin, Jefferson e Quinho, do Palmeiras (SP) e Thiago Penna, hoje também jogador do Meninos FC (SP), detentor do único título de campeão brasileiro adulto conseguido pelo Rio de Janeiro.

Na categoria Sub-15 o campeão foi Vitinho Matheus do Maria Zélia (SP), outro clube formador de atletas do futmesa. Na final, o jovem botonista venceu o ex-campeão Soneca (PR).

Resultados principais

Categoria Adulto
1º - Mauricio Faccio-SP
2º - Marcell Romero-SP
3º - Robertinho-PR
4º - Bira-RJ
5º - Victor Varoli-SP
6º - Marcus Vinícius-RJ

Categoria Máster
1º - Edson Sirio-SP
2º - Dalla Stella-PR
3º - Fernando Gradowski-SP
4º - Marco Antônio-RJ
5º - Éder Sérgio-PE

Categoria Sub-18
1º - Vinicius Esteves-RJ
2º - Kleysinho-PE
3º - Leonardo-PR
4º - Pedro Amadeu-MG
5º - Gabriel Ouverney-RJ

Categoria Sub-15
1° - Victor Matheus-SP
2° - Soneca-PR
3° - Goretti-RJ
4° - Guilherme-SP
5° - Daniel Couto-RJ

  • Dezenas de atletas participaram do evento no Rio de Janeiro (Divulgação)

    Dezenas de atletas participaram do evento no Rio de Janeiro (Divulgação)

  • Vinicius tornou-se o primeiro botonista de Nova Friburgo campeão nacional (Divulgação)

    Vinicius tornou-se o primeiro botonista de Nova Friburgo campeão nacional (Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: jogo de botão | futebol de mesa | AFFM | Friburguense | Rio de Janeiro | Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa
Publicidade