O Corinthians levou a taça, mas a AFFM/Friburguense teve motivos o suficiente para comemorar o desempenho no VIII Campeonato Brasileiro, realizado no Ginásio da AABB-Tijuca, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 23 deste mês. O Frizão alcançou a sexta colocação geral e ficou com o vice-campeonato na categoria prata (a segunda divisão do torneio). O Timão faturou o título ao vencer o rival Palmeiras por 24x21. Terceiro e quarto colocados, Círculo Militar e Meninos ampliaram o domínio paulista na competição, que teve o colorido alvirrubro do America e o azul, vermelho e branco do Friburguense na sequência.
A edição deste ano do campeonato brasileiro contou com 14 equipes, sendo sete do Rio de Janeiro, quatro de São Paulo, uma de Minas, uma de Alagoas e outra do Rio Grande do Sul. A fórmula de disputa dividiu os times participantes em duas chaves de sete, onde todos se enfrentaram. Os dois melhores de cada chave disputariam o título nacional e os terceiros e quartos colocados o troféu da Série Prata.
O grupo 1 contou com America (RJ), Ginástico (RJ), Goytacaz (RJ), Corinthians (SP), Palmeiras (SP), Sociedade Mineira (MG) e Grêmio Náutico União (RS). Já o grupo 2 teve Vasco (RJ), Friburguense (RJ), Clube dos 500 (RJ), Petropolitano (RJ), Meninos (SP), Círculo Militar (SP) e Carcará (AL).
Competição aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu 14 equipes de variados cantos do país
Frizão vence quatro de seis partidas
As equipes do Rio de Janeiro tiveram destaque no primeiro dia de competição. Vasco e America lideraram as respectivas chaves até a 5ª rodada. Na sequência do torneio, entretanto, as quatro equipes paulistas reagiram e terminaram nas duas primeiras colocações dos respectivos grupos. O Rio de Janeiro classificou quatro de suas equipes para disputa da Série Prata. As quatro repetiram, na semifinal, os confrontos do campeonato estadual.
O America venceu o Vasco e o Friburguense derrotou o Ginastico, ambos pelo placar de 24x21. Na final, o America bateu o Frizão por 23x20 e ficou com o título da Série Prata. As outras equipes do Rio de Janeiro tiveram desempenho apenas regular: o Goytacaz ficou em quinto do grupo 1, enquanto o Petropolitano foi o sexto do grupo 2. Já o Clube dos 500, de Duque de Caxias, foi o sétimo da chave.
Através de seu perfil em uma rede social, o presidente da AFFM/Friburguense, Fernando Cruz, parabenizou a equipe pela conquista, e comemorou o resultado, que encerra a temporada festiva pelos 25 anos de fundação da Associação. "Fechamos o ano em grande estilo. Estamos entre as seis melhores equipes do país, o que merece ser exaltado. Tenho muito orgulho da galera e meus 25 anos de dedicação são altamente recompensados. Honramos Nova Friburgo, o Friburguense, a Associação Friburguense de Futmesa e a Stam Metalúrgica. Agradeço especialmente ao meu amigo Rogério Faria.”
AFFM / Friburguense foi premiada com o troféu de vice-campeão da segunda divisão do torneio
Timão bate o rival na decisão
As semifinais paulistas tiveram dois jogos distintos. No primeiro, o Corinthians derrotou o Meninos sem grandes dificuldades, pelo placar de 30x15. Na definição do outro finalista, no entanto, o Palmeiras empatou por 23x23 com o Círculo Militar e conseguiu chegar à sexta final de sua história por ter feito melhor campanha na primeira fase.
Bem como os grandes clássicos do futebol de campo, a decisão entre Timão e Verdão teve emoção de sobra. As duas equipes de futmesa paulista já haviam decidido o campeonato nacional duas vezes, sempre com vitórias do alviverde. Mesmo com vantagem do empate, o Corinthians partiu para cima do Palmeiras, conseguiu vencer as duas primeiras rodadas por 7x4 e abriu vantagem considerável ao marcar 14x8.
O Palmeiras iniciou a terceira rodada arrasador e fechou o primeiro tempo vencendo por 10x1. O placar reverteria a vantagem alvinegra, mas o Corinthians descontou. Já no fim, quando ainda perdia a rodada por 8x2 , o Timão teve um chute final. Alex Bahr converteu o gol, reduziu o placar para 7x4 e manteve a equipe do Parque São Jorge na frente na contagem geral. Com 18x15 o Corinthians precisava de um empate e uma vitória nos quatro jogos da última rodada. A combinação não aconteceu, e o Corinthians comemorou o segundo título nacional invicto, com uma campanha de sete vitórias e um empate.
Corinthians bateu o rival Palmeiras na decisão e levou o título nacional
A campanha da AFFM/Friburguense:
Friburguense 48x0 Clube dos 500 (Caxias/RJ)
Friburguense 38x8 Petropolitano (RJ)
Friburguense 20x26 Vasco (RJ)
Friburguense 17x29 Círculo Militar (SP)
Friburguense 25x22 Carcará (AL)
Friburguense 23x20 Meninos F.C. (SP)
Semifinais da Série Prata:
Friburguense 24x21 Ginástico (RJ)
Final:
Friburguense 20x23 America (RJ)
Classificação final - VIII Campeonato Brasileiro:
Campeão: Corinthians/SP
Vice-Campeão: Palmeiras/SP
3º Colocado: Círculo Militar/SP
4º Colocado: Meninos/SP
5º Colocado: América/RJ (Campeão da Segunda Divisão)
6º Colocado: Friburguense/RJ (vice da Segunda Divisão)
7º Colocado: Vasco/RJ
8º Colocado: Ginástico/RJ
9º Colocado: Carcará/AL
10º Colocado: Goytacaz/RJ
11º Colocado: Petropolitano/RJ
12º Colocado: Sociedade Mineira/MG
13º Colocado: Grêmio União/RS
14º Colocado: Clube dos 500/RJ
Deixe o seu comentário