Aeanf se reúne com prefeito eleito Rogério Cabral

quarta-feira, 05 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Aeanf se reúne com prefeito eleito Rogério Cabral
Aeanf se reúne com prefeito eleito Rogério Cabral

 

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, presidida pelo engenheiro civil José Augusto Spinelli, se reuniu com o prefeito eleito Rogério Cabral na última terça-feira, 4, para apresentar uma avaliação do município e sugestões para seu programa de governo. O evento teve lugar no salão azul da Prefeitura, que ficou lotado.

Após as apresentações do presidente da Associação, falou o engenheiro Ivison Macedo, que abordou a questão da arrecadação municipal e o problema da sonegação fiscal. Comparou dados de algumas cidades e mostrou que os repasses do governo do estado para o município ficam aquém de nossas necessidades.

O arquiteto Eduardo de Vries falou sobre saúde e educação. Propôs ações de prevenção na saúde e educação ambiental, com recolhimento de resíduos. O também arquiteto Roberto Viana abordou o plano diretor da cidade e salientou a importância de a Câmara de Vereadores aprovar as leis complementares ao plano diretor, bem como promova a revisão do código de obras, que é de 1943.

O ambientalista Fernando Cavalcante falou sobre ICMS verde e dos Comitês de bacias como forma de gerar recursos para Nova Friburgo. O engenheiro civil Heleno Miranda teve como temas a expansão urbana e a necessidade de implementar a Carta geotécnica do município, e ainda sobre o potencial construtivo para o direito de construir. Já a agrônoma Alda de Oliveira falou sobre energia e agricultura, o biogás e outras formas de energia alternativa, agricultura e capacitação profissional para mulheres rurais.

Por fim, falou o prefeito eleito Rogério Cabral, que fez várias anotações obre os temas expostos. Destacou sua preocupação com um tema que foi citado por todos os expositores: a má imagem da cidade na mídia nacional. Segundo Cabral, ainda estão sendo veiculadas cenas da tragédia de 2011, como se fossem fatos recentes. E lamentou que não tenham sido mostradas as soluções que já foram tomadas.

Ele falou também sobre problemas que foram se acumulando ao longo de décadas, como o crescimento desordenado, os loteamentos irregulares e ainda sobre a questão da evasão de mão de obra especializada da cidade, por falta de oportunidades. Pregou a necessidade de parcerias políticas pela cidade e prometeu se empenhar pela breve aprovação das leis complementares ao plano diretor.

Rogério Cabral admitiu que uma questão que vai lhe trazer problemas, mas que ele vai procurar soluções, é a carga e descarga de mercadorias e o trânsito. Disse ainda que a saúde é o calcanhar de Aquiles da cidade, mas que já está trabalhando a respeito. Ficou ainda de marcar outra reunião para falar das concessões, agradeceu o apoio da Aeanf e pregou uma união pela cidade: “Não é o Rogério; é a cidade que precisa de vocês”, afirmou o prefeito eleito Rogério Cabral.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: AENF | Rogerio Cabral
Publicidade