Desde ontem advogados atuantes em Nova Friburgo podem opinar sobre quais os setores do Poder Judiciário necessitam de melhorias, através de uma pesquisa de satisfação acerca dos serviços prestados no Fórum e nas Varas do Trabalho e Federal. Os cupons, distribuídos pela OAB, devem ser preenchidos e depositados em urnas itinerantes que percorrem os organismos da Justiça no município. O resultado sairá dia 28 e será encaminhado a juízes e corregedores.
Até o fim deste mês juízes, corregedores e coordenadores dos diversos órgãos da Justiça em Nova Friburgo ficarão sabendo quais os setores que precisam de melhorias urgentes para facilitar a rotina dos advogados e, por consequência, contribuir para que os serviços sejam prestados de forma mais rápida e eficiente. Desde ontem, 17, os cerca de 900 advogados militantes em Nova Friburgo podem opinar sobre o atendimento prestado atualmente e sugerir as melhorias necessárias numa pesquisa de satisfação desenvolvida pelo núcleo local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A iniciativa inédita é desenvolvida pelo instituto de pesquisas Personel e o resultado será conhecido no próximo dia 28, inclusive com gráficos e índices de satisfação dos advogados em cada setor do Judiciário. A pesquisa será encaminhada pela OAB aos juízes e corregedores.
Para participar da pesquisa, basta os advogados comparecerem até amanhã, 19, à sala da OAB, no segundo andar do Fórum Juiz Rivaldo Pereira Santos, onde está a urna da votação, na qual deverão ser depositados os cupons da pesquisa de satisfação distribuídos aos advogados e demais profissionais de direito junto com a última edição do boletim de notícias da OAB Nova Friburgo. Nos cupons, os advogados deverão manifestar qual o grau de satisfação com os serviços prestados atualmente pelo Poder Judiciário nos cartórios de distribuição, secretarias das varas cíveis, de família e criminal, Justiça Federal e do Trabalho.
Nas próximas quinta, 20 e sexta, 21, a votação acontecerá na sala da OAB, na Vara do Trabalho. No sábado, 22, os advogados poderão opinar na pesquisa durante o evento de cidadania e prestação de serviços à comunidade OAB na Praça, junto ao coreto da Praça Getúlio Vargas, e nos próximos dias 24 e 25, na sala da OAB na Justiça Federal.
Durante o lançamento da pesquisa de satisfação na última sexta-feira, 15, no fórum, o presidente da subseção local da OAB, Carlos André Pedrazzi, explicou que os advogados terão anonimato garantido ao responder à pesquisa, já que não há espaço para identificação pessoal nos cupons. “Somente para evitar que o mesmo advogado vote mais de uma vez, será pedido que antes de depositar o cupom na urna seja assinado um livro de participação na pesquisa”, emendou o vice-presidente da subseção da OAB, Rômulo Luiz de Aquino Colly.
Ainda durante o lançamento da pesquisa, com a presença da diretora do Fórum de Nova Friburgo, juíza Ana Paula Azevedo Gomes, Pedrazzi destacou que a subseção local, que abrange ainda os municípios vizinhos de Bom Jardim, Sumidouro e Carmo, somou recentemente o cadastro de mil advogados militantes, o que lhe rendeu a criação de um conselho subseccional e, em breve, a instalação em Nova Friburgo de tribunais de ética e disciplina dos advogados.
Outra novidade será a inscrição e seleção de novos advogados, que passarão a ser feitas em Nova Friburgo. “Assim democratizamos ainda mais o mandato, valorizando os advogados e buscando cada vez mais uma justiça ágil”, enfatizou Carlos André Pedrazzi.
A juíza Ana Paula aprovou a iniciativa da OAB local. Em sua opinião, a pesquisa poupará mais um trabalho dos juízes, já que os magistrados ficarão sabendo, através de um instituto reconhecido, o que mais aflige hoje os advogados e quais os setores e rotinas que deverão receber melhorias.
Deixe o seu comentário