Advogado Marcello Cerqueira lança livro de memórias

Ex-aluno do Colégio Nova Friburgo conta passagens pela nossa cidade
segunda-feira, 18 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Advogado Marcello Cerqueira lança livro de memórias

Ex-aluno do Colégio Nova Friburgo, o advogado carioca Marcello Cerqueira acaba de lançar, aos 79 anos, seu livro de memórias, "Fragmentos de vida", escrito com a colaboração de Gustavo Barbosa. No livro, com prefácio de Carlos Ayres Britto e orelha de Cacá Diegues, Marcello menciona passagens de sua juventude em Nova Friburgo.

Filiado ao PCB, foi vice-presidente da UNE antes do golpe de 64 e um dos fundadores do Centro Popular de Cultura (CPC) e da revista Movimento, daquela entidade. Depois do exílio, tornou-se advogado de presos políticos. Defendeu mais de mil pessoas acusadas com base na Lei de Segurança Nacional e em casos de desaparecidos políticos. Em 1978 elegeu-se deputado federal pelo antigo MDB e, depois, ajudou a fundar o PMDB. No governo Sarney, foi nomeado consultor jurídico do Ministério da Justiça e tornou-se secretário-geral do PSB.  Concorreu à prefeitura do Rio com João Saldanha como vice e à Câmara dos Deputados, mas não se elegeu.  

Como advogado, teve grande atuação no caso Bateau Mouche, contra oficiais da Marinha e  proprietários do barco. Foi procurador-geral do Incra e do Cade e entrou com dezenas de ações contra a privatização da Vale. Foi  presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e procurador-geral da Alerj.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade