Quem tem diabetes—doença crônica que se caracteriza pela alteração do nível de glicose no sangue e pode causar inúmeras complicações se não for tratada—dispõe na Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf) de uma série de serviços que os ajudam a ter uma vida normal. Este mês a entidade oferece testes de glicemia em jejum, todas as segundas e terças-feiras, das 7h30 às 11h. O teste é feito através de uma simples picada num dos dedos. Com uma pequena amostra de sangue colhida numa fita acoplada a um aparelho manual detecta-se a taxa de açúcar no sangue. O normal, em jejum, é de 70 até 100 mgl.
Nestes mesmos dias, das 13h às 16h, são realizados os testes de glicemia pós-prandial (verificação da taxa de açúcar no sangue até duas horas após o almoço). Esta aferição aponta como o organismo do diabético se comporta após a absorção da principal refeição do dia. Para os endocrinologistas a taxa pós-prandial aceitável é até 140 mgl. Os médicos observam ainda que a aferição aleatória da glicemia (feita em qualquer momento do dia) pode não apresentar resultados confiáveis, pois, caso o diabético permaneça por um longo período sem se alimentar, a glicemia obtida poderá ser muito baixa, mas somente até quando ele fazer a próxima refeição.
Além dos testes de glicemia, muito procurados pelos associados da Adinf, também são oferecidas periodicamente aos já filiados e ao público palestras educativas em diabetes com os endocrinologistas Max Kunzel, Rafaela Siqueira e Jefferson Spitz e avaliações dos pés dos pacientes diabéticos com a médica Viviane Medeiros. Ela os ensina a observar bem os pés, pois esses membros estão mais vulneráveis a pouca irrigação dos vasos sanguíneos devido ao diabetes, o que pode desencadear sérias complicações.
A Adinf também oferece caminhadas monitoradas com fisioterapeutas, estimulando os exercícios físicos necessários aos diabéticos, acompanhamento com podólogas para os pacientes que sofrem com calosidades e unhas encravadas, que, se mal cuidadas, podem comprometer os pés. Outras atividades são terapias em grupo, avaliação psicológica individual, cozinha experimental com a nutricionista Natália Adame, aulas de ioga e dança circular, aulas de artesanato com feltro e garrafas pet e pinturas em sabonetes e cerâmicas, estas últimas com apoio do Rotary Clube Suspiro. A Adinf fica na Avenida Maximiliano Falck, num dos anexos da Fábrica Ypu. Mais informações pelo telefone 2527-6313.
Deixe o seu comentário