Fotos: Lúcio Cesar Pereira
Durante a última sexta-feira, 14, ocorreu um evento promovido pela Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf) relacionado ao Dia Mundial do Diabetes, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. Com início às 9h e término às 16h, foram oferecidos serviços de saúde como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e de colesterol e também serviços de beleza, como corte de cabelo, massagem e maquiagem.
Haviam dez estandes no local, oferecendo os diferentes serviços. Um projeto interessante, que teve início em Nova Friburgo, é o das balas diet Sweet Life. A farmacêutica Juliana trabalha na empresa desde sua inauguração, há um ano. "A nossa empresa é familiar, eu e minha irmã somos farmacêuticas e investimos nesse ramo dos produtos dietéticos, pois ele está muito em alta no mercado. É um doce bom para quem é diabético, busca fazer dieta ou um estilo de vida saudável. Além disso, o sabor dela é muito bom também para aqueles que não têm problemas de saúde”. Segundo ela, as balas — comercializadas em 13 sabores — são vendidas em todo o país e, apesar de a marca ser relativamente nova no mercado, já existem clientes em locais bastante distantes de Nova Friburgo, como Palmas, capital de Tocantins.
Outro projeto interessante no local foi a iniciativa do Instituto Renal Gabriel Calixto. Com o objetivo de dar informações a população sobre doenças renais, a instituição — que surgiu há cerca de oito meses — foi ao evento para educar os moradores de Nova Friburgo a respeito do diabetes que, segundo a diretora do projeto, Amanda Calixto, quando mal cuidado, é um dos maiores causadores dos problemas de insuficiência renal crônica. "As pessoas que não sabem que têm diabetes ou não se cuidam, acabam perdendo a função dos rins e têm que entrar em tratamento de hemodiálise, precisando do transplante renal. A gente veio aqui para alertar sobre isso”.
A iniciativa de Amanda veio quando seu irmão faleceu por problemas renais. "Em 2010, o Gabriel descobriu que possuía o problema e começou a fazer hemodiálise e, mesmo depois de eu ter doado o rim pra ele e termos feito o transplante, ele não resistiu, falecendo em 2011. Após um ano da morte dele, nós começamos a criar o instituto para poder informar as pessoas e estamos com ele concretizado agora”, comentou ela.
Um dos serviços prestados foi o teste de glicose, um dos principais métodos para diagnosticar a doença
Friburguenses prestigiam o evento
Por volta das 11h, a Praça Dermeval Barbosa encontrava-se bastante cheia, contando com muitos adultos e idosos. Apesar de ter um bom público nos estandes com serviços de beleza, a maioria das pessoas reunia-se na fila para os testes dos níveis de glicose, colesterol e pressão arterial. Outro ponto do evento que estava bem frequentado era a área de dança, onde algumas pessoas se reuniam em frente ao palco onde professores ensinavam coreografias.
Alice Ignácio, 71 anos, moradora de Campo do Coelho, estava na fila, no momento da realização desta matéria, para conferir suas taxas. Segundo ela, que foi ao evento da Adinf pela primeira vez, o acontecimento é de grande importância. "O evento está muito bom e pra mim ele é muito necessário. Preciso estar sempre controlando as minhas taxas de glicose e colesterol porque tenho histórico de parentes diabéticos”, disse ela.
Outro morador de Nova Friburgo que foi ao evento pela primeira vez é Ricardo Reis, de Olaria. "Tenho problema de colesterol alto e vim hoje, principalmente, para fazer os testes. Acho muito bom e apoio esse tipo de iniciativa”, comentou ele.
O evento contou também com demais atividades pró-saúde, como a dança
Corte de cabelo gratuito foi oferecido para a população
Deixe o seu comentário