Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população friburguense, a prefeitura inicia a partir desta terça feira, 17, uma série de ações para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A campanha especial acontecerá até a próxima quinta-feira, 19, nos distrito mais populosos da cidade: Centro, Conselheiro Paulino e Olaria.
Nesta terça-feira, as ações serão realizadas na Estação Livre, antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas. No local, agentes da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil irão informar a população sobre a importância de reservar dez minutos semanais para averiguar possíveis locais de criadouro do mosquito.
Chamada de “Dez minutos salvam vidas”, a campanha da Secretaria de estado de Saúde, acontece também na quarta-feira, 18, quando o trabalho será levado ao distrito de Conselheiro Paulino, com concentração na praça Lafayete Bravo Filho e na quinta-feira, 19, terceiro e último dia da conscientização, em Olaria.
De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, durante o evento, um carro de som vai circular pelas ruas do bairro, dando dicas de limpeza das áreas em que podem haver focos do mosquito — como caixa-d’água, calhas, galões, tonéis, pneus, ralos, pratos de vasos de plantas, por exemplo — e outras orientações, além das mensagens via SMS dos contatos cadastrados pelo sistema da Defesa Civil.
A mobilização de enfrentamento ao Aedes ainda contará com a participação de grupos de teatro e músicos locais. A intenção, de acordo com o governo municipal, é chamar atenção do público para o assunto, principalmente das crianças.
Epidemia
Em 2016, Nova Friburgo enfrentou a pior epidemia de dengue da sua história. De acordo com dados da Secretaria municipal de Saúde, foram 8.808 casos notificados de dengue, sendo 5.690 confirmados. Entre os casos de zika vírus, foram 108 notificações, sendo sete em gestantes e 26 em não gestantes, confirmados. A cidade também registrou 16 notificações de febre chikungunya, sem nenhum caso confirmado
Deixe o seu comentário