Acidente aéreo que matou 40 pessoas em Friburgo completa 51 anos

Tragédia teve repercussão nacional e foi manchete na Folha de São Paulo
segunda-feira, 07 de setembro de 2015
por Flávia Namen
Acidente aéreo que matou 40 pessoas em Friburgo completa 51 anos

O dia 4 de setembro marca um fato histórico, porém trágico, ocorrido em Nova Friburgo. Nesta data, há exatos 51 anos, aconteceu no município um acidente aéreo que causou impacto na população e teve grande repercussão na imprensa nacional. Um avião Vickers Viscount, que realizava o voo Vasp 141 — linha aérea que ligava Recife a São Paulo, com escalas em Aracaju, Salvador, Vitória e Rio de Janeiro — chocou-se contra o Pico do Caledônia, por volta das 16h30 daquela sexta-feira.

O avião havia decolado do aeroporto dos Guararapes, em Recife, e tinha como destino Congonhas, em São Paulo. Na época, o fatídico acidente foi noticiado com destaque pelo Jornal Folha de São Paulo que estampou na capa a seguinte manchete: “Avião explode em Nova Friburgo e 40 pessoas morrem”. Do total de mortos — 35 passageiros e 5 tripulantes — estaria uma criança de colo e o deputado federal sergipano Euvaldo Diniz, conforme o texto de capa do jornal.

Ainda segundo a matéria publicada na época pela Folha, o avião, prefixo PP-SRR, acidentou-se quando se encontrava a 12 minutos de voo do aeroporto Santos Dumond. “Uma testemunha disse que viu enorme clarão nas proximidades das torres de televisão instaladas na serra do Caledônia”, disse um trecho da reportagem veiculada pelo jornal paulista.

A VOZ DA SERRA também noticiou o triste fato em sua edição nº 970, onde destacou que “turmas de socorro partiram para o local, mas infelizmente nada puderam fazer.” Na época, devido as dificuldades de acesso ao local, o jornal não publicou nenhum registro fotográfico do fato.

Passados 50 anos da tragédia, A VOZ DA SERRA publicou matéria especial com vários detalhes do acidente e depoimentos de friburguenses que testemunharam o fato. A reportagem teve grande repercussão entre leitores de todas as idades. Enquanto os mais antigos se recordaram do trágico fato ao ler o texto, os mais jovens declararam desconhecer essa página triste da história da cidade, conforme os muitos comentários publicados em nossa página do Facebook. Entre eles estão os leitores Otávio Cardoso e Raymundo Magarão, duas testemunhas do acidente que postaram comentários se recordando do fato.

Leia aqui a matéria publicada por A VOZ DA SERRA na ocasião dos 50 anos do acidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: acidente aéreo | caledônia | friburgo | folha de são paulo
Publicidade