Na última sexta-feira, 20, foi realizada a primeira reunião empresarial de 2012 da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf). O presidente da entidade, Claudio Verbicário, iniciou o encontro propondo uma troca de ideias entre os associados presentes para que se forme um grupo mais ativo e participativo. “O objetivo é discutir ideias, para que se possa fazer algo significativo para o empresariado friburguense, para a comunidade e para o desenvolvimento de Nova Friburgo”, destacou Verbicário. Estiveram reunidos cerca de 30 associados, além do vice-presidente de Comércio da Acianf, Julio Cordeiro, e o presidente da Associação Comercial de Santa Maria Madalena, Rogerio Feijó Botelho.
O desemprego em Nova Friburgo foi a primeira questão abordada. Em seguida, a associada Maristela Leal Himmelseher destacou a necessidade de treinamentos na área de comércio exterior, afirmando que uma parceria com o Sebrae-RJ seria muito bem-vinda, além de fundamental para um resultado positivo.
Na sequência, o empresário Julio Cordeiro levantou uma questão: o preço das passagens intermunicipais. O elevado reajuste de passagens, que gerou muitas queixas na última semana, foi muito comentado na Acianf. Além dos empresários, altamente prejudicados com o possível aumento, representantes das principais universidades da cidade se queixaram e afirmaram que centenas de alunos utilizam, diariamente, o serviço.
De acordo com a “Nota à Imprensa” emitida pela empresa Auto Viação 1001 e veiculada pelo jornal A VOZ DA SERRA, a decisão do aumento das tarifas de diversas linhas estava ligada a uma determinação do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), que exige a aplicação exata das tarifas por ele determinada. A nota esclarecia ainda que os preços não poderiam ser nem abaixo nem acima do que foi estipulado pelo Detro. Mas após uma reunião entre o órgão e a empresa, o Detro entendeu que os descontos praticados beneficiavam milhares de passageiros diariamente e, por isso, foram liberados.
Apesar disso, os empresários presentes na reunião, preocupados com novas alterações, decidiram enviar uma carta ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, destacando o assunto em questão e pedindo providências. A carta está sendo preparada pela Associação Comercial e em breve será enviada.
Durante o fórum de ideias outras questões foram levantadas, como a ampliação da Rede de Negócios da Acianf, a divulgação e valorização da cidade, a promoção de cursos para as indústrias locais, a realização de eventos culturais, cursos técnico e científico e a busca por parceiros para a realização de palestras gratuitas, entre outras...
Na próxima sexta-feira, 27, o tema do café da manhã será o lançamento da Feira de Promoções de Nova Friburgo. O encontro acontece a partir das 8h30. Informações e confirmação de presença, pelo número 22 25 22 11 45 ou pelo e-mail contato@acianf.com.br.
Deixe o seu comentário