A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) há muito vem abarcando novos projetos que vão além dos setores mencionados em seu nome. No caso, a prestação de serviços, o turismo e a cultura são as esferas que vêm ganhando destaque nas ações da entidade.
No último café temático da Acianf, dia 31 de agosto, foi novamente a vez de os agentes culturais e artistas exporem suas ações e projetos a serem realizados na cidade, assim como alguns percalços enfrentados pela classe. O presidente da entidade, Cláudio Verbicário, salientou a importância dessas reuniões e garantiu que não há nada fechado—qualquer interessado pode participar desses encontros e vir a ser um parceiro da Acianf. “Estamos aqui para ouvir vocês”, assegurou Verbicário.
Na ocasião, a vice-presidente de Serviços e Cultura da Acianf, Dalva Brust, apresentou uma lista de artistas interessados em participar da Teia Cultural—iniciativa que visa fortalecer a rede de negócios entre micro e pequenas empresas, profissionais liberais e autônomos junto às empresas interessadas em patrocinar ações culturas. São eles: Grupo Lagro (Aline Borges); Danças Urbanas e Contemporâneas (Aline Velloso); Projeto Som da Flauta (João Marcos); Escola Viva (Patrick Nogueira); Família Clou (Dalmo Latini); Abelhito e Sucato (Leo Abelha); Mineiro Pau (grupo de Três Picos); além de outros eventos como a Oktoberfrifest, Festival de Bossa Nova, Expoliterária de NF e a Gourmet Jazz Night—realizada nesta quarta-feira, 5, no restaurante Gourmet Brazil.
A revitalização dos espaços públicos, em especial as praças, também foi pauta dos debates do dia. A Acianf se comprometeu em se tornar uma interlocutora deste processo de cobrança junto ao poder público: “Acreditamos que o lugar dos artistas não é no meio da rua ou à frente de semáforos, deve haver espaços próprios para as apresentações”, afirmou o presidente da Acianf. Ele ainda afirmou que as praças devem ser utilizadas para divulgar a cultura local, assim como outros espaços públicos pouco utilizados. “Nós temos que valorizar aquilo que temos!”, concluiu.
No fim, os presentes fizeram suas apresentações no tradicional “Se vira nos 30” da Rede de Negócios da Acianf. O destaque foi a artista plástica Sindi Cavalcanti, que expõe suas obras no Friburgo Shopping até 23 de setembro.
Deixe o seu comentário