Em solenidade realizada no Country Clube, na quarta-feira, 13, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) ofereceu um almoço comemorativo para cerca de 200 convidados. Durante o evento foi entregue pelo deputado Wanderson Nogueira (Psol-RJ) à centenária entidade, a maior honraria do estado do Rio de Janeiro: a Medalha Tiradentes. A celebração dos 100 anos de fundação da entidade será no próximo sábado, dia 16, quando serão oferecidos pedaços de bolo comemorativo de 100 metros aos pedestres, em frente à sede da entidade, às 9 horas. A sede fica na Avenida Alberto Braune, 111, Centro.
Estiveram presentes autoridades locais, civis e militares, e empresários. Foram entregues medalhas especialmente confeccionadas pela Acianf para marcar a data comemorativa aos ex-presidentes José Aucar, Toni Ventura, Cláudio Verbicário e José Alexandre de Almeida. E aos familiares dos saudosos Carlos Fischer, José Vieira, Augusto e Vitório Spinelli, Paulo Cordeiro, Mário Mastrângelo, Joel Batista Jonas e Jayme Segal, entre outras personalidades como Adriana Ventura, diretora do jornal A VOZ DA SERRA, o prefeito Renato Bravo, e o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Cruz.
Na ocasião foi distribuído aos convidados o livro “Acianf - Tempo e Memória”, de autoria de Élica Estebanez, com levantamento histórico da Associação. A obra é constituída de textos, fotos e depoimentos, desde a sua fundação em 16 de dezembro de 1917. Na apresentação do livro, o presidente Flávio Stern falou do objetivo da obra, que “além de contar a trajetória desta que é conhecida como a Casa das Classes Produtoras, é demonstrar como a entidade ajudou no desenvolvimento econômico da cidade. E oferecer àqueles que, de alguma forma, ajudam a compor diariamente os detalhes que fizeram, e ainda farão, parte da história desta entidade ser algo duradouro. Para isso, nada melhor do que um livro”.
No encerramento da apresentação, Flávio Stern desejou, “neste momento, fazer uma reflexão sobre o passado da Associação e instigar o questionamento de como desejamos vê-la nos seus 100 próximos anos”.
Deixe o seu comentário