Este mês a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) atinge uma marca importante para a quase centenária entidade empresarial do município: três mil associados. Berço de várias outras entidades de classe de Nova Friburgo, a Associação Comercial sem dúvida é a que mais representa os interesses da classe empresarial da cidade, atingindo todos os segmentos econômicos. Além do comércio, compõe o corpo de associados empresas ligadas às áreas da indústria, agricultura, turismo, cultura e serviços. Na última década a entidade passou por uma grande revolução, passando de 84 sócios, em 1999, para três mil sócios em 2010.
Neste período a entidade passou por duas administrações, teve como presidente o empresário e engenheiro Cláudio Verbicário e o atual presidente, José Alexandre Almeida, que exerceu a função de vice-presidente de Comércio e de Turismo, Cultura e Serviços no mandato do seu antecessor. A transformação na Associação Comercial é visível e constatada pelos seus milhares de associados. A sede própria, localizada na Avenida Alberto Braune, no último ano foi totalmente reformada, ganhou novos computadores, móveis e passou a oferecer inúmeros serviços, entre eles, o certificado digital. Na atual gestão, a Associação Comercial ampliou sua atuação, abriu duas câmaras empresariais – uma em Conselheiro Paulino e outra em Olaria –, e inovou com vários projetos em benefício dos seus associados.
O Programa de Apoio ao Comércio (Proac) possibilitou o fortalecimento das vendas nas datas especiais do varejo, como os dias das Mães e Namorados, através de campanhas promocionais, e centenas de cursos e palestras contribuíram para o aprimoramento dos empresários e a capacitação dos seus funcionários. Vários eventos ajudaram a Acianf a chegar à marca de três mil associados. A cada evento realizado, novos sócios chegavam para ampliar a sua base. Fepro, Fepro Rural, Liquida Total, campanhas de Natal, entre outras iniciativas, consolidaram ainda mais a Associação Comercial como uma importante ferramenta para o aprimoramento e o crescimento dos micro e pequenos empresários de Nova Friburgo. Sempre preocupada com as questões sociais, a Acianf realiza campanhas para arrecadação de brinquedos, alimentos e agasalhos e apoia, através de parte da bilheteria da Fepro, algumas entidades assistenciais do município.
O turismo sempre teve um grande destaque nas ações estratégicas da Associação Comercial. Atualmente é a entidade que mais contribui para a manutenção do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau e foi fundamental para a sua consolidação como a principal fomentadora do turismo na cidade. Nesta entrevista, o presidente da Associação Comercial, José Alexandre Almeida, fala sobre seus projetos frente à entidade e, claro, sobre a importante marca de três mil associados.
A Voz da Serra: Como foi possível chegar ao significativo número de três mil associados, fazendo da Associação Comercial uma das maiores entidades de classe do estado?
José Alexandre almeida: Na verdade, quando iniciamos o nosso trabalho, há dois anos, já tínhamos uma base de associados em torno de dois mil associados. Através de pesquisas conseguimos identificar as principais demandas dos empresários e, a partir daí, fizemos o nosso planejamento de ações e projetos, olhando para toda a cidade, e não apenas para o Centro. Como todos sabem, o associado está conosco por sua própria vontade e a nossa mensalidade representa um investimento muito pequeno para ele. Crescemos através do dinamismo e da força de vontade de buscar a cada dia novos sócios. Essa conquista nós dividimos com a nossa equipe e com todos os nossos parceiros.
AVS: Para atender a esse grande número de associados é preciso ter uma boa estrutura funcional. A Acianf está preparada para atender a esse número crescente de sócios?
José Alexandre: Esta foi uma grande preocupação quando organizamos o nosso departamento comercial. Fizemos um planejamento onde foi possível, ao mesmo tempo, sair às ruas atrás de novos sócios e modernizar o nosso sistema de gestão. Contratamos novos funcionários, adquirimos novos equipamentos e mantemos a capacitação constante da nossa equipe. Com a criação das Câmaras Empresariais em Conselheiro Paulino e Olaria foi possível descentralizar o atendimento e, assim, agilizar os nossos projetos.
AVS: Levar a Associação Comercial para outras regiões da cidade e também atender a outros segmentos não tirou o foco do apoio ao comércio, a finalidade principal da Acianf?
José Alexandre: Não acredito que a criação das Câmaras possa ter levado a Acianf para longe de seu objetivo. Pelo contrário, tivemos uma boa adesão do comércio, tanto de Conselheiro Paulino como de Olaria, a partir do início do trabalho das Câmaras. Os nossos principais projetos, como a Fepro, a Liquida Total, o Proac e o Clube de Vantagens, foram idealizados para fortalecer o comércio. Sabemos que como principal entidade de classe do município devemos fortalecer ações em outros setores da cadeia produtiva da cidade. A indústria tem sua representatividade na cidade, através da Firjan, decidimos apoiar cada vez mais o turismo com o Convention Bureau, por ser um segmento que influencia diretamente o resultado do comércio.
AVS: Apesar de estar há apenas dois anos como presidente da Acianf, o senhor já participa do dia a dia da entidade há mais de oito anos. A que atribui esse grande crescimento da entidade?
José Alexandre: Primeiro ao trabalho em equipe e, segundo, ao fato de poder desenvolver meu mandato com o apoio da minha diretoria e também dos conselheiros. Aprendi quase tudo que hoje eu sei sobre o funcionamento de uma entidade com o Cláudio Verbicário, que hoje preside o Conselho Deliberativo. A sua força de vontade e entusiasmo me contagiaram e tenho certeza de que os números atuais comprovam que as entidades de classe precisam de oxigenação e alternância. O Cláudio sempre foi um grande conselheiro e não me deixou sozinho em qualquer decisão que tive que tomar. Uma entidade precisa de várias cabeças pensando. É preciso saber que tudo passa e enquanto estivermos no comando precisamos apresentar resultados.
AVS: No ano passado o senhor assumiu a Secretaria de Governo de Teresópolis, o que, consequentemente, deve estar ocupando a maior parte de seu tempo. Mesmo assim, os projetos da Acianf continuam sendo realizados. Como está sendo dividir seu trabalho entre Nova Friburgo e Teresópolis?
José Alexandre: Realmente os últimos meses têm sido de muito trabalho. Quando aceitei o convite do prefeito de Teresópolis deixei claro para ele que até o fim do meu mandato eu teria que ocupar uma parte do meu tempo com a Associação Comercial. É fato que estou mais ausente dos acontecimentos da cidade, mas, definitivamente, os projetos não foram engavetados. O crescimento da base de associados também possibilitou uma maior arrecadação, o que nos ajudou na contratação de profissionais para tocar os projetos. Aproveito o momento para agradecer a minha diretoria, que nos últimos meses vem me ajudando a administrar a entidade e, de certa forma, vem me substituindo em várias ocasiões.
AVS: O próximo grande evento da Acianf é a Fepro, que acontecerá em abril. Como estão os preparativos da maior feira de varejo da região?
José Alexandre: Comemoramos este ano a 11ª edição da Fepro, que vem com grandes novidades. Novo local, mais lojas, mais atrações e, principalmente, preço baixo. Acredito que a ampliação que o Nova Friburgo Country Clube possibilita ao evento será fundamental para o aumento do público. O cronograma está sendo seguido à risca pela organização e tenho certeza de que será um grande sucesso.
AVS: A campanha alusiva aos três mil associados já está nas ruas e traz a mensagem “Queremos você como sócio”. O que é preciso para fazer parte da Associação Comercial?
José Alexandre: Temos a consciência de que podemos atender a um número bem maior de associados. Além dos inúmeros serviços prestados, os associados têm direito a muitas vantagens, como, por exemplo, planos de saúde com descontos significativos. Para se tornar sócio o empresário deve entrar em contato conosco pelo site www.acianf. com.br ou pelo telefone 2522-1145, e agendar uma visita do nosso representante. Para finalizar, gostaria de convidar todos os nossos associados para o evento de comemoração da marca de três mil associados, na próxima sexta-feira, dia 5, no salão social do Nova Friburgo Country Clube.
Deixe o seu comentário