A era digital trouxe para o mundo, além de entretenimento, oportunidades de
comunicação global e grandes negócios. Com a conexão em massa, vender
produtos, ideias e soluções ganha, a cada dia, uma proporção maior, o que
possibilita a representação da internet como um meio lucrativo de ganhar a
vida.
O empreendedorismo digital é justamente a ideia de um modelo de negócio
que prioriza a rede para vendas em geral. Por ser um espaço muito amplo, o
produto que, em um espaço físico talvez tivesse as vendas limitadas ou
insuficientes para a sustentação de um empresário, pode atender diversas
pessoas de diversos lugares, o que torna a propaganda e o consumo do
produto muito mais fortes e eficientes.
Antes da grande acessibilidade à internet, empresas anunciavam em
televisões, revistas e jornais por um preço elevado. Esses veículos atingem
uma massa grande de consumidores, porém não proporcionam um retorno
estatístico como a internet. Através de anúncios on-line, é possível direcionar o
conteúdo para um público específico e estratégico e avaliar o retorno de forma
quase que instantânea. Um exemplo de link que traz estatísticas de retorno de
valor em vendas é o bit.ly, muito utilizado por empreendedores digitais
atualmente.
Além disso, outra vantagem de usar a plataforma on-line como principal meio
de divulgação está no primeiro atendimento. Muitos atendimentos são
realizados automaticamente pelos chamados bots, que são capazes de
organizar as demandas e facilitar o trabalho de quem utiliza a internet para
trabalhar.
A interação direta com o público também é um fato que os novos
empreendedores digitais devem levar em consideração. Nela, as demandas do
público são evidenciadas e o feedback é uma ferramenta poderosa na hora das
pesquisas de satisfação. O diálogo ainda atrai o público através do
engajamento e proporciona um envolvimento que destaca a marca e a torna
mais popular.
O mais importante, entretanto, é perceber que o acesso ao celular mudou a
forma de como as pessoas se relacionam uma com as outras e saber tirar
proveito disso. O “pensar fora da caixa” é necessário na hora de inovar em uma
plataforma já bastante explorada mundo afora. É importante ter em mente que,
hoje, as redes sociais são utilizadas também para a jornada de compras. Por
ter um número grande de pessoas em interação, a produção de conteúdo
destinada para esses consumidores é o que define o quanto a marca irá vender
virtualmente e atrair clientes.
Os e-commerces, alguns já consolidados no mercado, cada vez mais buscam
as redes sociais para anunciar seus produtos. Os negócios digitais criam um
tráfego grande de opiniões e criam relacionamento com um público numeroso,
sendo uma forma de ganhar dinheiro e ser dono do seu próprio negócio sem
grandes despesas.
A Associação Comercial e as capacitações
Com frequência, a Associação Comercial oferece e/ou é palco para
capacitações voltadas para assuntos de empreendedorismo digital, negócios
pela internet e como se colocar nas redes sociais.
Para conferir a programação e eventos da Acianf e de parceiros, acesse
www.acianf.net.br ou entre em contato conosco pelo telefone (22) 2522-1145.
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