O colecionador e pesquisador Osmar de Castro, “o amante das coisas de Nova Friburgo”, como bem o chamou o saudoso amigo, engenheiro e historiador Raphael Jaccoud, mantém há 15 anos o mais completo acervo de fotos, gravuras e documentos de Nova Friburgo desde 1886. Castro tem exposto o material em vários pontos da cidade, como Centro de Arte, Casa da Cultura, Câmara Municipal e Câmara de Dirigentes Lojistas, além de firmas comerciais e outros locais.
Desde 1988, ele vem digitalizando todo o acervo, visando a preservar a história de Nova Friburgo para o momento atual e gerações futuras. O trabalho teve como grande incentivador Raphael Jaccoud e sua mulher, Vanda. São mais de 60 mil documentos tratados digitalmente (como restauração), datados e legendados, com texto sobre o momento político, cultural ou festivo.
Em novembro do ano passado Castro abriu oficialmente ao público todo o acervo, através do blog acervonovafri burgo.blogspot.com, que também pode ser acessado pelo Google – osmarcastro. Os documentos podem ser baixados e impressos, permitindo às pessoas ter em casa as fotos, gravuras e os documentos que desejarem.
O acervo é atualizado diariamente por Castro, com informações históricas e novas fotos e gravuras. O público-alvo são estudantes, que passam a dispor de todo o material gratuitamente.
As pessoas interessadas também podem doar fotos de Nova Friburgo ao blog, através do e-mail osmarcastro@hotmail.com. Outras informações pelo telefone 9924-9770.
Deixe o seu comentário