Ação social vai levar secretarias da prefeitura aos bairros de Friburgo todo mês

Projeto Cidade Solidária começa em maio e vai oferecer serviços gratuitos à população
sexta-feira, 26 de abril de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Olaria será a primeiro bairro a receber o projeto Cidade Solidária
Olaria será a primeiro bairro a receber o projeto Cidade Solidária

O prefeito Renato Bravo anunciou nesta sexta-feira, 26, o início do projeto Cidade Solidária, que vai levar para os bairros e distritos de Nova Friburgo, uma vez por mês, serviços gratuitos oferecidos por diversas secretarias de governo. Instituições públicas e empresas privadas também participarão da iniciativa, que começa em maio, no parque de eventos da Via Expressa, em Olaria.  

Acompanhado da primeira-dama, Cristina Bravo, coordenadora do projeto, o prefeito explicou que a ação social vai acontecer sempre durante um fim de semana de cada mês, iniciando numa sexta-feira e terminando no domingo, das 9h às 13h. O evento será realizado em espaços amplos de cada região e já tem calendário definido até abril de 2020.

Prestação de serviços em várias áreas

Serão oferecidos, de acordo com a prefeitura, serviços essenciais nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura e cidadania. A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, levará para o local do evento o ônibus para atendimentos odontológicos, oferecerá vacinação e exames de vista, além de dar orientações sobre doenças e distribuir preservativos.

A Secretaria de Educação levará ao local o ônibus-biblioteca; oferecerá atividades como contação de histórias e jogos e fornecerá ainda esclarecimentos sobre o sistema de matrícula de estudantes da rede municipal de ensino. Será uma oportunidade, portanto, para responsáveis esclarecerem dúvidas e apresentarem queixas diretamente ao secretário da pasta.  

No evento, moradores poderão ainda obter informação sobre tributos com a Secretaria Municipal de Fazenda. A Procuradoria do município e a Ouvidoria também estarão presentes para outros atendimentos. A Secretaria de Cultura oferecerá oficinas de artesanato e música. Haverá ainda atendimento social e psicossocial no local pela Secretaria de Assistência Social.

Oportunidades, parcerias e prevenção  

O ônibus da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com informações sobre pesquisas ambientais também participará da ação social. Serão distribuídas mudas de árvores. A Secretaria de Ciência e Tecnologia fará a divulgação de estágios oferecidos a estudantes na cidade. Também buscará firmar parcerias com moradores e empresários locais para a ampliação do monitoramento por câmeras do projeto Cidade Inteligente.

A Defesa Civil municipal também aproveitará o evento para difundir ações de prevenção de desastres e ocupação de áreas de risco. A Secretaria de Obras estará no local para esclarecimentos sobre as intervenções realizadas pela prefeitura na cidade. Já a Secretaria de Serviços Públicos vai ouvir sugestões e queixas de moradores sobre iluminação pública e limpeza de vias e rios.

Adoção de animais

Na ação social, haverá ainda uma feira para adoção de animais; palestras sobre o consumo de drogas; e a prática de atividades físicas. A Secretaria de Infraestrutura e Logística estimulará microempreendedores a participarem das licitações municipais. Durante o evento, será feito mapeamento de indicadores de bem-estar social. Tudo isso numa grande tenda montada no bairros.

“Esse é um sonho que estávamos tentando realizar desde o início do nosso governo. Iniciamos com o projeto Nosso Bairro Mais 200, que foi uma prévia do Cidade Solidária, durante as festividades do bicentenário, no ano passado. O Cidade Solidária vai envolver de todo o governo em um projeto para aproximar ainda mais a população do poder público”, disse Renato Bravo.

Para a primeira-dama Cristina Bravo, o grande diferencial do evento é calendário de ações mensais. “Serão três dias nas comunidades. Vamos aproveitar a sexta-feira para atrair as escolas para a ação. Queremos oferecer serviços que atendam às necessidades dos moradores. Concessionárias também participarão. Queremos convidar também empresas interessadas a participar da iniciativa”, disse ela.

Calendário

Olaria: 3 a 5 de maio, Via Expressa
Conselheiro Paulino: 14 a 16 de junho, campo do Pastão
Conquista: 26 a 28 de julho, Ceasa
Centro: 23 a 25 de agosto, Praça Dermeval Barbosa Moreira
São Geraldo: 27 a 29 de setembro, local a ser divulgado.
Amparo: 25 a 27 de outubro, local a ser divulgado.
Lumiar: 22 a 24 de novembro, local a ser divulgado.
São Pedro da Serra: 13 a 15 de dezembro, local a ser divulgado.
Jardim Ouro Preto: 24 a 26 de janeiro de 2020, ginásio do Sesi.
Nova Suíça: 14 a 16 de fevereiro de 2020, local a ser divulgado.
Terra Nova: 27 a 29 de março de 2020, local a ser divulgado.
Olaria: 24 a 26 de abril de 2020, na nova praça a ser inaugurada no pátio da Secretaria de Mobilidade Urbana, ao lado do posto Tunney Kassuga.

 

  • O prefeito Renato Bravo concedeu entrevista coletiva para explicar o projeto (Foto: Daniel Marcus)

    O prefeito Renato Bravo concedeu entrevista coletiva para explicar o projeto (Foto: Daniel Marcus)

  • Estrutura do evento também foi apresentada pela prefeitura

    Estrutura do evento também foi apresentada pela prefeitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cidade Solidária | Olaria
Publicidade