Ação social da UFF busca aproximação com a população nesta quarta

Alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia vão oferecer exames gratuitos
terça-feira, 21 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Ação social da UFF busca aproximação com a população nesta quarta

A Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), promove a ação social “UFF na Praça”, nesta quarta-feira, 22, das 10h às 16h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. Durante o evento, alunos e professores dos cursos de graduação em Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia oferecerão à população exames gratuitos.

Serão realizados na ação exames de glicose, de avaliação de problemas de surdez e aferição da pressão arterial. Além disso, os professores e alunos dos cursos envolvidos também oferecerão dicas de prevenção ao câncer de boca. O ISNF, que é a unidade de ensino superior da UFF no município, possui 26 laboratórios, onde são realizadas as aulas práticas para os 641 alunos matriculados nos três cursos de graduação, sem contar os alunos do curso de mestrado em Odontologia, e atende , por mês, cerca de 1.200 pessoas. O evento tem ainda como objetivo aproximar a comunidade friburguense do instituto, levando ao conhecimento da população as inúmeras pesquisas e os diferentes projetos desenvolvidos no campus universitário.

“A comunidade já sabe que atendemos gratuitamente nas nossas quatro clínicas de Odontologia e na clínica-escola de Fonoaudiologia. Mas é preciso que todos fiquem por dentro das diversas pesquisas que desenvolvemos aqui, sem contar os projetos de extensão, que aproximam a população dos cientistas”, esclarece o professor Amauri Favieri, diretor do ISNF.

No campus Friburgo são desenvolvidos projetos, como a pesquisa que relaciona o uso de agrotóxicos ao desenvolvimento de diabetes e obesidade e a ação de substâncias presentes em plantas da Região Serrana no combate ao câncer de boca. Dentre os vários projetos de extensão, o Sustenta-Vida promove atividades de conscientização ambiental, de promoção humana - com cursos gratuitos na modalidade de ensino a distância – e proteção aos animais.

Além disso, um dos laboratórios do instituto é o de análises clínicas que realiza exames de sangue, como hemograma, glicose e colesterol durante as aulas. E faz parte dos projetos da direção a oferta dos serviços de análises clínicas para a população de Nova Friburgo e de municípios vizinhos.

“Já temos o laboratório montado. Nossa ideia é oferecer o serviço de análises clínicas para a população de maneira inteiramente gratuita, mas isso vai depender da liberação de recursos, porque precisamos comprar os reagentes e os insumos necessários para a realização dos exames”, adianta o professor Vinícius Pascoal, vice-diretor do ISNF.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade