A noite do último dia 9 foi de festa na Câmara Municipal de Nova Friburgo, por ocasião da cerimônia de premiação dos vencedores do 3º Concurso Nacional Júlio Salusse - Prosa e Verso, promovido pela Academia Friburguense de Letras (AFL) que nesta edição homenageou o escritor expoente da literatura brasileira, Machado de Assis. A competição contou com cerca de 100 participantes, de vários estados do Brasil.
Na categoria poesia, os vencedores foram: Cristiane da Silva Vieira, de Vassouras, no sul fluminense, em terceiro lugar com a obra “Ressurreições”; Rômulo César de Melo, de Recife-PE, em segundo lugar com a obra “Carolina”; e Feliciana Cardoso, de Cabo Frio, Rio de Janeiro, em primeiro lugar com a obra “Mulheres de Machado”.
Na categoria prosa, os vencedores foram: Clauber Pierre Santiago, de São José dos Campos-SP, em terceiro lugar com a obra “Memorial de Assis”; Solano Ferreira França, de Nova Friburgo, em segundo, com a obra “O Bruxo do Cosme Velho”; e Tatiana Alves Soares Caldas, do Rio de Janeiro, em primeiro lugar com a obra “Do lado de cá”.
O evento na Câmara foi aberto pelo coral da Academia Friburguense de Letras, regido por Lanúzia Pimentel, que brindou o público presente com a apresentação de quatro músicas populares brasileiras. Estiveram presentes ao evento o prefeito eleito de Nova Friburgo, Renato Bravo, entre outros ilustres convidados. Na oportunidade foram homenageados amigos e benfeitores da Academia — Casa de Júlio Salusse —, entre eles o empresário Jairo Wermelinger, que patrocinou todo o material para a reforma da AFL, cuja obra foi conduzida pela Secretaria Municipal de Obras, na época gerida por Alexandre Cruz, outro homenageado. O vereador Pierre Moraes também recebeu uma homenagem pelo seu apoio à Casa de Salusse. Especialista em Machado de Assis e sua relação com Friburgo, Pierre palestrou sobre o assunto no evento.
Os empresários Rogério Faria, da Stam Metalúrgica, e Juca Thedin, da transportadora Time Express, que também ajudaram na reforma da sede da AFL, justificaram suas ausências em razão de viagens. Cabe ressaltar a presença do vereador Gustavo Barroso; da atual secretária municipal da Cultura, Cristina Sacchetto, representando o prefeito Rogério Cabral, e também do futuro secretário da pasta, Marcos Marins; da tenente Mônica de Azevedo Cardoso, representante do diretor do Sanatório Naval, e do diácono Rafael Archetti, representando o bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, além de tantos outros amigos da Academia Friburguense de Letras e admiradores da literatura. Ainda durante a solenidade, o presidente da AFL, Robério José Canto e o prefeito eleito, Renato Bravo, entregaram certificados aos homenageados, além de diplomas, prêmios e troféus aos vencedores.
Ainda durante a solenidade, o presidente da AFL, Robério José Canto e o prefeito eleito, Renato Bravo, entregaram certificados aos homenageados, além de diplomas, prêmios e troféus aos vencedores.
Deixe o seu comentário