Academia de Letras mais perto do povo

segunda-feira, 19 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Academia de Letras mais perto do povo
Academia de Letras mais perto do povo

Henrique Amorim

Uma academia de letras geralmente é considerada um celeiro de gênios, onde a comunidade dificilmente tem acesso e muitos até nem sabem para que esse tipo de instituição serve, certo? É, até pode ser, mas esse conceito já começa a mudar. Pelo menos é o que pretende a diretoria da Academia Friburguense de Letras (AFL), empossada na noite da última quarta-feira, 14, no Nova Friburgo Country Clube,m solenidade abrilhantada pela orquestra da Universidade Candido Mendes. O presidente reeleito, Aécio Alves da Costa, quer aproximar a AFL do dia a dia da comunidade e quebrar de vez a ‘separação’ da entidade do povo.

“A Academia de Letras não tem somente a função de reunir os intelectuais, mas também participar de atividades que colaborem para o desenvolvimento local”, destacou o presidente, que elencou inúmeros agradecimentos a todos que colaboraram durante sua primeira gestão e o apoiaram na recente vitória. “Desenvolver cultura não é fácil. Trabalhar com ideal, sonhos e vontade de produzir é ainda mais difícil”, disse ele enumerando o sucesso de iniciativas oriundas de parcerias como a biblioteca móvel, que leva cultura aos bairros e foi instituída em conjunto com a Universidade Candido Mendes e apoio do posto Gran Center que fornece a gasolina.

O primeiro vice-presidente da AFL, que reúne 36 membros, e pró-reitor da Ucam, Alexandre Gazé, deu a largada na nova fase de incrementação da instituição e anunciou na solenidade de posse da diretoria a nova parceria firmada com a colônia espanhola de Nova Friburgo e o Instituto Cervantes para a difusão de cursos em Nova Friburgo. “Assim como a orquestra da Ucam era um sonho que transformou-se em realidade, essas novas parcerias também irão abrir novas fronteiras e a AFL fará parte desse processo”, resumiu Gazé saudando Aécio e a nova diretoria integrada pelos acadêmicos Robério Canto, Wanda Barroso, Alberto Monnerat, Augusto Muros e Dilva Maria de Moraes, além dos conselheiros Antônio Vitielo, Paulo Jordão Bastos, Luiz Cláudio Mendonça, Álvaro Ottoni, Carmine Antônio Filho e Rodolpho Abbud.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade