Eu não acho que com essa mudança o trânsito melhorou
“Um representante da 1001 estava aqui e me disse que eles já encomendaram a estrutura do abrigo. A cobertura será instalada até sexta-feira”, disse o vereador. Em junho, as empresas que operam o transporte intermunicipal na cidade — Viação 1001, Brasil, Teresópolis e Carmense — comprometeram-se a construir os abrigos nos pontos. “Os usuários elogiaram o novo ponto, mas pediram que a Prefeitura autorizasse que os ônibus parem também em frente ao Hospital Municipal Raul Sertã. Eu vou levar essa demanda para o prefeito Rogério Cabral”, contou Barroso.
Desde sábado, 11, os coletivos que vêm do Terminal Rodoviário Norte, em Duas Pedras, com destino às cidades do Centro-Norte do estado estão autorizados a embarcar e desembarcar passageiros atrás do Clube de Xadrez. Os outros dois pontos exclusivos para as linhas operadas pela Viação 1001 — Nova Friburgo x Cachoeiras de Macacu e Rio das Ostras x Macaé — também começaram a desembarcar passageiros na Rua Coronel Zamith, debaixo do viaduto, no Bairro Ypu. O embarque nessas linhas é realizado na Alameda João Torres Xavier, ao lado da Igreja Luterana, no Paissandu. Os ônibus provenientes do Rio de Janeiro, conforme já acontece, só param na rodoviária sul.
Passageiros ainda reclamam da mudança
Mais de 20 pessoas esperavam os ônibus, na manhã desta segunda-feira, 13, no ponto atrás do Clube de Xadrez. Por falta do abrigo e dos bancos, muitos usuários estavam sentados sobre a mureta do clube e até mesmo sobre um antigo chafariz inativo. No período em que a reportagem de A VOZ DA SERRA esteve no local, os motoristas realizavam embarque e desembarque de passageiros com agilidade, seguindo determinação da Prefeitura que proíbe que os coletivos fiquem parados nesses pontos por mais de cinco minutos. Um fiscal da Viação 1001 registrava em um papel o fluxo de ônibus que paravam no ponto.
Helena Meireles
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A faxineira Elci de Paula Cardoso aprovou a mudança. “Mas seria muito melhor se os ônibus voltassem a passar no Paissandu. A gente tem que descer até aqui embaixo com várias bolsas pesadas. É um transtorno. Antes era melhor”, disse a moradora de Duas Barras, ao lado da amiga Helena Meireles, que observou: “Eu não acho que com essa mudança o trânsito melhorou”. Comerciantes que trabalham na Praça do Suspiro, ponto turístico onde fica o teleférico, também não estão satisfeitos com a mudança. “A única coisa que me preocupa é que agora os ônibus de turismo não podem parar atrás do Xadrez. Isso pode prejudicar as vendas”, disse o vendedor de uma loja de doces. Antes da implantação do novo ponto para os coletivos intermunicipais, os ônibus fretados ficavam estacionados, nos fins de semana, justamente na Rua Arnaldo Bittencourt. As caravanas costumam trazer turistas e comerciantes que compram produtos nos polos de moda íntima de Friburgo. A reportagem de A VOZ DA SERRA não conseguiu falar com a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) sobre a reclamação dos usuários.
Deixe o seu comentário