Abertura do Jubileu da Diocese será neste domingo no CNSD

sexta-feira, 28 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O bispo d. Edney Gouvêa Mattoso preside neste domingo, 30, a missa solene de abertura do Jubileu da Diocese de Nova Friburgo, cuja data máxima foi dia 26 de março. A missa será às 10h, no Ginásio Santa Paula Frassinetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores, e contará com a presença de vários bispos, entre eles, os anteriores d. Clemente Isnard, d. Alano Maria Pena e d. Rafael Llano Cifuentes.

Nessas cinco décadas a Diocese teve quatro bispos: d. Clemente José Carlos Isnard (OSB), fundador e que governou de 1960 a 1993; d. Alano Maria Pena (OP), de 1994 a 2004; d. Rafael Llano Cifuentes, que ficou de 2004 até 12 de março de 2010, e o atual bispo, d. Edney Gouvêa Mattoso, empossado dia 13 de março deste ano.

Criada em 26 de março de 1960 pela bula Quandoquidem Verbis, do papa João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Niterói e das dioceses de Campos e Valença, sendo núncio apostólico dom Armando Lombardi, a Diocese tem 9.866 quilômetros quadrados de superfície e 571.101 habitantes nos 19 municípios de abrangência: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macaé, Macuco, Quissamã, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Trajano de Morais e Rio das Ostras. Está situada no Centro-Norte do estado do Rio, limitando-se com o Oceano Atlântico, Arquidiocese de Niterói, e dioceses de Campos, Petrópolis, Valença e Leopoldina. Sua padroeira principal é Nossa Senhora da Imaculada Conceição e o secundário São João Batista, do breve apostólico do papa João XXIII, de 3 de julho de 1961.

Ela integra a Província Eclesiástica de Niterói, que compreende a Arquidiocese de Niterói e as dioceses de Petrópolis e Campos dos Goytacazes, e ainda a Administração Apostólica São João Maria Vianey. A área de extensão é de 9.815 quilômetros, a população de 705.439 habitantes.

O brasão de armas da Diocese tem a concha, que é o instrumento usado por São João Batista para batizar, aplicada numa cruz vermelha, que é referência ao sangue derramado por Batista. Tudo se projeta numa grade, numa alusão à prisão do santo. O autor do brasão, em saudosa memória, foi o irmão Paulo Zechurraeier, do Mosteiro Beneditino da Bahia.

Atualmente a Diocese tem 55 paróquias, mais de 70 padres diocesanos e 470 capelas, sendo a mais nova Santa Edwyges, no bairro Vale dos Pinheiros. Além disso, o Seminário Diocesano Imaculada Conceição é a principal obra da Diocese, inaugurado há dois anos e conduzido brilhantemente pelo antigo bispo d. Rafael Cifuentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade