Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Competição é destinada a alunos de escolas públicas
domingo, 12 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Biblioteca Públca Municipal (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Biblioteca Públca Municipal (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Já estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2017. A competição estudantil, considerada a maior do mundo, é destinada a estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. Este ano, porém, a OBMEP e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) serão integradas.

De acordo com a organização do evento, a integração das olimpíadas e, com isso, a adesão de alunos de escolas particulares, deve aumentar o número de participantes, que em 2016 foi de 17,8 milhões. O objetivo é estender a todas as escolas do Brasil o acesso a material didático de qualidade para ajudar a despertar o gosto pela Matemática entre os estudantes. 

De acordo com a secretaria estadual de Educação, as inscrições devem ser feitas pelos colégios até o dia 31 de março pelo site da OBMEP (http://www.obmep.org.br/). No site da OBMEP ainda é possível encontrar o regulamento da competição e material didático para estudo. 

As provas da OBMEP serão distribuídas em níveis 1, 2 e 3 — separados de acordo com o currículo escolar — e manterão duas fases de competição, como nas edições anteriores. A 1ª fase será em 6 de junho, e a 2ª fase (fase final), em 16 de setembro. A OBMEP vai premiar separadamente alunos de escolas públicas e privadas.

Ao todo serão 500 medalhas de ouro, 1500 de prata, 4500 de bronze e até 46.200 menções honrosas para alunos de escolas públicas, como nas edições anteriores. As medalhas destinadas a estudantes de escolas particulares serão distribuídas em 25 ouro, 75 prata, 225 bronze e até 5.700 menções honrosas. Na última edição da OBMEP, mais de 47 mil escolas participaram da disputa.

Criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP tem como parceira a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade