Estão abertas as inscrições para o Parlamento Juvenil, projeto da Assembleia Legislativa do Rio de janeiro (Alerj) em parceria com as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Educação. A iniciativa está na 11ª edição e busca desenvolver a consciência política nos jovens fluminenses. Em 2016, houve recorde de inscritos: 621 estudantes concorreram a uma das vagas e 85 foram eleitos.
“Entender melhor como funciona o Legislativo é o primeiro passo para engajar-se na política. Somos entusiastas de iniciativas que estimulem o protagonismo do jovem fluminense”, afirmou o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha.
Podem participar do projeto estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro, com idades entre 14 e 17 anos. O prazo de inscrições vai até o dia 14 de maio no site www.parlamento-juvenil.rj.gov.br. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 24 de maio, enquanto o segundo será em 14 de junho.
Cada município do Rio de Janeiro pode ser representado por um parlamentar juvenil. Os estudantes passam uma semana vivendo o dia a dia de um deputado na Alerj, na capital, debatendo e aprimorando projetos de lei que eles mesmo criaram. Os seis projetos aprovados pelo parlamento juvenil ainda podem se tornar lei no estado.
Deixe o seu comentário