Aberta a temporada de festas juninas em Nova Friburgo

Paróquias da cidade têm programação variada com as tradicionais quadrilhas, shows e barraquinhas
quarta-feira, 08 de junho de 2016
por Dayane Emrich
Igreja de Santo Antônio, 2015 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Igreja de Santo Antônio, 2015 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

O mês de junho é marcado pelas comemorações do Dia dos Namorados e pela mudança de estação — do outono para o inverno. Porém, o sexto mês do ano é conhecido principalmente pelas tradicionais festas juninas que celebram as datas de três santos católicos: no dia 13, Santo Antônio, no dia 24, São João, e no dia 29, São Pedro.

Uma das principais comemorações da cultura brasileira, a festa tem ritos, enfeites, danças e comidas características. Quadrilha, bandeirinhas, fogueira, brincadeiras como correio elegante e pescaria estão entre as atrações, além do cardápio recheado com delícias como canjica, arroz-doce, bolo de milho e quentão.   

Em Nova Friburgo, a temporada de festas juninas está oficialmente aberta e, para celebrar, a comunidade religiosa está com uma programação bastante variada. Na Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, as comemorações tiveram início no último dia 31. Barracas típicas, missas, procissão e shows fazem parte da programação, que se estende até o dia 13.  

Na Igreja Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, em Duas Pedras, as atividades começam no próximo dia 19 e se estendem até o dia 29 de junho. Entre os eventos, a paróquia terá almoço e celebrações religiosas. A quadrilha será realizada no domingo, 26, ás 20h30. Entre os dias 24 e 29 haverá barracas com chocolate quente, caldos, doces, churrasquinhos, entre outras iguarias.

Já a Catedral São João Batista, localizada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, dará início às festividades na próxima quarta-feira, 15, com atividades até o domingo 26, com celebrações religiosas em todos os dias. Os destaques, entretanto, são o dia 22, com show sertanejo de Vitor Ferraz, às 21h; dia 23, banda Trio Lumiar, às 21h; dia 24, com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, às 19h, seguida de show católico com Márcio Pacheco. No sábado, 25, a festa fica ainda mais especial. Isso porque no ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores, haverá celebração de missa por Dom Edney, às 8h; apresentação infantil “Belinha e sua malinha", às 16h; às 20h dança de quadrilha e, às 21h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, show com a Banda Aparches. Encerrando as festas da Catedral, no domingo, 26, acontecerá missa às 8h, 10h, 17h e 19h; às 8h, 1º Corrida e caminhada de São João Batista; às 12h, almoço e, às 21h, show com a Banda Israel, também na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Em Conselheiro Paulino, a festa será realizada no pátio da Igreja Santa Terezinha, nos dias 18 e 19 deste mês. Na ocasião, haverá shows, barracas e apresentação de quadrilha. Outra paróquia do distrito que está em ritmo de festa é a Igreja São Benedito, no bairro Floresta. O arraiá será realizado no próximo fim de semana, 11 e 12. Comidas típicas, quadrilhas, pescaria, camarim divertido, correio do amor, pula-pula e piscina de bolinhas são algumas das atrações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: festa | festa junina
Publicidade