Começaram no último dia 22 as inscrições para 17 cursos técnicos e 46 de qualificação do Senai no primeiro semestre de 2009. Estão previstas 1.960 vagas em habilitações nos cursos técnicos e 1.687 em qualificação de diversas áreas. Os cursos promovidos pelo Senai são revisados e atualizados para as necessidades do mercado de trabalho.
Também serão concedidas até 400 bolsas de estudos integrais entre os estudantes com melhores desempenhos nas provas de seleção – são quatro em cada turma de curso técnico e duas nas de qualificação. A seleção será feita de acordo com a colocação nas provas e com a renda do candidato. Vale lembrar que graças à proximidade com o mercado, já que faz parte do Sistema Firjan, o Senai tem elevados índices de inserção profissional de seus alunos.
Com um currículo moderno, que atende às mais recentes exigências da indústria, os cursos técnicos exigem como pré-requisito apenas que o candidato esteja cursando a 2ª série do ensino médio – à exceção do curso de Cervejaria, que exige o ensino médio completo. Já os cursos de qualificação têm exigências mais variadas, mas começam do 6º ano (5ª série) do ensino fundamental.
As inscrições, que vão até o dia 13 de fevereiro, podem ser feitas nas próprias unidades do Senai, mediante apresentação do original e cópia da identidade, CPF e comprovante de escolaridade. É cobrada uma taxa de R$ 15 para a retirada do edital, na própria unidade do Senai.
As vagas de cursos técnicos estão distribuídas por eixos tecnológicos como Ambiente, Saúde e Segurança (curso de Segurança do Trabalho), Controle e Processos Industriais (Automação Industrial, Manutenção Automotiva, Eletromecânica, Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica), Informação e Comunicação (Redes, Informática), Infra-Estrutura (Edificações), Produção Alimentícia (Alimentos, Cervejaria), Produção Cultural e Design (Comunicação Visual, Produção de Moda), Gestão e Negócios (Administração) e Produção Industrial (Petróleo e Gás).
Em Nova Friburgo o Senai se localiza na Rua José Eugênio Müller 220, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2523-7682 e 2523-7683.
Deixe o seu comentário