Abandono da Praça dos Trovadores é alvo de queixas da comunidade

quinta-feira, 30 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Abandono da Praça dos Trovadores  é alvo de queixas da comunidade
Abandono da Praça dos Trovadores é alvo de queixas da comunidade

A realização dos Jogos Florais de Nova Friburgo neste fim de semana evidencia um problema que vem sendo alvo de várias reclamações da comunidade: o do abandono da Praça Luiz Otávio, no Suspiro. O espaço, popularmente conhecido como Praça dos Trovadores, vem sofrendo com a falta de manutenção e limpeza e está repleto de sujeira e cercado por jardins malconservados. Segundo as queixas que têm chegado à redação de A VOZ DA SERRA, o local vem sendo frequentado por usuários de drogas e desocupados, o que tem contribuído para descaracterizá-lo. A reportagem do jornal flagrou esta semana o amontoado de papelão, lixo e garrafas vazias ao redor da praça, comprovando que o espaço está sendo usado indevidamente.

Além da sujeira, a reportagem também constatou a necessidade de restauração dos jardins, limpeza dos painéis, instalação de lixeiras e melhorias na iluminação. Esse último item poderia ajudar a inibir que o espaço continue sendo um ponto de encontro de pessoas sem compromisso com a preservação da cidade. Outra providência que poderia reduzir o problema seria reforçar o esquema de segurança e patrulhamento noturno do município a fim de coibir a ação dos vândalos. 

Vale lembrar que o Caminho dos Trovadores foi revitalizado em 2009, quando ganhou duas atrações: a imagem de São Francisco de Assis e painéis com trovas premiadas ao longo dos anos nos Jogos Florais de Nova Friburgo. As novidades deram um toque de religiosidade e romantismo ao espaço e agradaram em cheio aos trovadores e à comunidade. Passados alguns anos, entretanto, o local foi se deteriorando pela ação do tempo e a falta de manutenção, se tornando um ponto de encontro de desocupados, conforme as denúncias encaminhadas ao jornal. Vários apelos têm chegado à redação solicitando mais atenção da prefeitura com a praça, para que ela volte a ser um atrativo turístico do município.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade