Sem funcionar há meses, a Biblioteca Móvel de Nova Friburgo vem sendo alvo de queixas da comunidade. Tudo por conta do estado de abandono em que o veículo motivador de leitura se encontra no pátio da Prefeitura. O micro-ônibus está em péssimo estado de conservação, com pneus furados, lataria suja e problemas mecânicos, segundo denúncias que chegaram à redação de A VOZ DA SERRA.
A principal queixa da comunidade refere-se ao desperdício de dinheiro público, já que o veículo foi adquirido com verbas do antigo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), num investimento de mais de R$ 150 mil na época. Além da deterioração do veículo, a comunidade também está preocupada com o acervo da Biblioteca, composto por mais de mil livros—que estão acumulando poeira e ácaros.
Projeto que existe há cerca de cinco anos em Nova Friburgo, a Biblioteca Móvel percorre a cidade para levar cultura, conhecimento e lazer à comunidade. Pertencente à Secretaria municipal de Educação, o ônibus vinha sendo utilizado para reforçar o trabalho da secretaria de Leitura nas escolas de difícil acesso.
Licitação para compra de nova bateria acontece dia 27
A redação de A VOZ DA SERRA entrou em contato com o secretário de Leitura, Álvaro Ottoni, para saber os motivos do abandono da Biblioteca Móvel. Segundo ele, o veículo foi bastante danificado pelas chuvas ocorridas em janeiro na cidade e desde então está parado. “Apesar disso, nosso trabalho não foi interrompido e a equipe da secretaria continua percorrendo as escolas para estimular na garotada o hábito da leitura”, explica ele.
O secretário espera que, em breve, o ônibus deva voltar a funcionar, já que a licitação para a compra de uma nova bateria foi publicada esta semana e acontece no próximo dia 27. “Com isso, acho que o veículo não demora a ser recuperado. Vamos aguardar o trâmite. Afinal é um privilégio para o município ter um ônibus desse voltado para a cultura”, destaca Álvaro. Quanto à deterioração do acervo, o secretário declarou que ainda esta semana faria uma inspeção nos livros para conferir seu estado de conservação.
Deixe o seu comentário