UBT – Seção Nova Friburgo
Nova Friburgo – Cidade da Trova
Julho de 2013 – 10 Anos de A Voz dos Trovadores
A nossa "Dilva da Trova”
Um momento marcante dos Jogos Florais de 2013, entre tantos outros, foi a entrega de prêmios aos classificados no Concurso Local. Na foto, Dilva Moraes, um dos pilares da UBT-Nova Friburgo. Este ano, Dilva ficou em primeiro lugar na categoria Líricas/Filosóficas, tema Gaveta, com a trova:
Avesso à mágoa doída
do amor que foi um capricho,
limpo as gavetas da vida
e jogo as dores no lixo!
Sobre As Musas do Olimpo
É comum, logo após a semana dos Jogos Florais, os comentários dos amigos e nós ficamos honrados com o carinho de todos. E este ano, o mais curioso foi quando me encontrei com uma amiga e ela perguntou: "E a escolha da musa? Foi legal? Qual foi a vencedora?”. Ao que eu respondi: "A eleita foi a Musa Euterpe!”. E ela, a amiga, empolgada, indagou: a Campesina também mandou representante?
A resposta que dei a amiga foi uma breve explicação de que nem a Euterpe nem a Campesina mandaram representantes e que as jovens, no momento do desfile, simbolizam as musas, detentoras das artes da Grécia, entre as quais, a Música, representada pela musa Euterpe. Como percebi que outras pessoas também se equivocaram, vale uma explicação mais detalhada: a Festa da Musa dos Jogos Florais é um evento que nos remete ao Olimpo, na Grécia Antiga. Na história da Mitologia, do romance divino entre Mnemosine e Zeus, vieram à luz nove criaturas cuja beleza, inteligência e talento nunca mais existiram em toda a Terra. Elas foram chamadas de As Nove Musas do Olimpo e viviam tão somente para cantar o presente, o passado e o futuro das maravilhas olímpicas. Para que tivessem um destino ainda mais digno, além de apenas cantoras, elas passaram a presidir as nove artes do Olimpo, e eram assim denominadas: Calíope, a Musa da Poesia Épica; Clio, a Musa da História; Erato, a Musa da Poesia Lírica; Euterpe, a Musa da Música; Melpômene, a Musa da Tragédia; Polímnia, a Musa dos Hinos Sagrados; Tália, a Musa da Comédia; Terpsícore, a Musa da Dança e Urânia, a Musa da Astronomia.
Cantinho da Nadinha
No amor que a nós dois encanta,
e para alguns é até crime,
há tanta ternura, tanta,
que mesmo errado é sublime!
Nádia Huguenin
# Contatos: Elisabeth Souza Cruz — Tel: (22) 2527-3585.
E-mail: elisabethsouzacruz@yahoo.com.br.
Deixe o seu comentário