Abraçando a Praça:
No próximo dia 2 de outubro, domingo, às 10 horas, a UBT-Nova Friburgo promoverá um encontro na Praça dos Trovadores, localizada no Suspiro, ao lado da igreja de Santo Antônio. O evento que festejará o Dia de São Francisco de Assis, o padroeiro dos trovadores, visa também promover um grande abraço ao recanto trovadoresco. O espaço, totalmente revitalizado para os festejos do Cinquentenário dos Jogos Florais em 2009, foi atingido pelas chuvas de 12 de janeiro.
A Fonte do Suspiro, o pórtico, os jardins e o pátio pavimentado foram destruídos pela avalanche de terra. De forma surpreendente, permaneceram intocáveis a imagem de São Francisco de Assis, o busto de Luís Otávio. O quiosque com a exposição das trovas apenas sofreu danos em seus bancos. O “Abraçando a Praça” é um convite ao povo friburguense no sentido de fortalecermos os propósitos da Reconstrução. Cada um fazendo a sua parte, por certo, soma valor ao Todo. A Praça dos Trovadores é um patrimônio da cultura de Nova Friburgo – A Cidade da Trova. Além do mais é um local aprazível, que nos remete ao passado, aos áureos tempos do Amor, Saudade e Ciúme.
5º Concurso de Trovas do Grêmio Português. Somente para Nova Friburgo
Sob a presidência da brilhante Thereza Cariello, o Grêmio Português lançou mais um concurso de trovas que apresenta o seguinte regulamento: Temas: Caminho, para trovas líricas ou filosóficas; e Rapariga, para trovas humorísticas. Máximo de 2 trovas por tema, no sistema de envelopes, até 15 de outubro. Endereço para remessa: V Concurso de Trovas—Grêmio Português—Avenida Euterpe Friburguense 108, Centro, Nova Friburgo. Cep: 28605-130
Parabéns, Janaína Botelho
Um dia significativo para a história friburguense, “13 de setembro”—data do lançamento do livro Histórias e Memória de Nova Friburgo, de autoria da ilustre professora Janaína Botelho. O Centro de Artes viveu momentos marcantes, numa noite memorável, para acolher mais um presente da consagrada historiadora, que abraçou o nosso legado histórico. Pedimos licença à autora para usar as suas próprias palavras, e dizer que “a cidade taumaturga, a que faz milagres”, merece o milagre do seu livro.
Surge o verbo “friburgar”
e assim a gente friburga
para muito mais amar
a “Cidade Taumaturga”!
Walter Motta deixou saudades
A UBT-Nova Friburgo recebeu com tristeza a notícia do falecimento do trovador Walter Motta. Nascido em 1º de junho de 1925, na cidade de Trajano de Moraes/RJ, tornou-se um friburguense de coração. Além de compor trovas, foi autor de sambas para algumas agremiações carnavalescas da cidade. Compôs letra e música em homenagem ao clube de Laranjais/RJ, bem como homenageou a cidade de Fribourg, na Suíça, em seu 5º Centenário, com uma canção. Da Sementeira de Sonhos, primeira antologia dos trovadores de Nova Friburgo, colhemos trovas de Walter Motta, na certeza de que se eternizou entre nós.
Beijo jogado à distância
também tem o seu valor,
mas nunca a mesma importância
quanto o que deixa o sabor!
O poeta, nas areias
cristalinas lá do além,
risca um poema às sereias,
enquanto a maré não vem!
CANTINHO DA CIDADE
Friburgo é um ato de amor
consumado nas alturas...
Um brinde do Criador
a todas as criaturas!
José Ouverney
Pindamonhangaba/SP
CANTINHO DA NADINHA
Nádia fez a sua história,
com plantio de esperança...
Foi tão linda trajetória
que hoje colhemos lembrança!
Elisabeth Souza Cruz
# Contatos: desejando saber mais sobre a UBT e a Trova, entre em contato com Elisabeth Souza Cruz—tel: (22) 25273585 – (22) 25228907. Ou por e-mail: elisabethsouzacruz@yahoo.com.br
Até a próxima e uma feliz trova para todos!
Deixe o seu comentário