A Voz dos Trovadores - 14/12/12

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Alto estilo em Copacabana
O regulamento do concurso dos 54º Jogos Florais de Nova Friburgo foi lançado em alto estilo, em Copacabana, nos festejos da UBT-Rio de Janeiro. A Anfitriã da festa, Magnífica Trovadora Maria Nascimento Santos Carvalho, deu vez e voz para a nossa UBT-NF anunciar os temas e endereços para 2013. O destaque do regulamento é a homenagem para os 150 anos da Banda Euterpe Friburguense, com o concurso paralelo alusivo ao fato histórico e importante para a nossa cidade. Confiram o regulamento.

LIV Jogos Florais de Nova Friburgo

Concurso Nacional e Internacional – Prazo: 28/02/13
Para Trovas Líricas e / ou Filosóficas - Tema: Preço - Para Trovas Humorísticas – Tema: Truque - Máximo de três trovas por tema – Endereço para remessa: a/c Dilva Maria de Moraes – Avenida Ariosto Bento de Mello – 30/502 – Nova Friburgo/RJ – Cep: 28610-100 (Sistema de Envelopes).
Concurso de Língua Hispânica. Prazo: 28/02/13.
Tema: Mañana – (Líricas e/ou Filosóficas) – Máximo de três trovas – Enviar para: gislainecanales@uol.com.br (Somente pela Internet e para trovadores de Língua Hispânica).

CONCURSO LOCAL – PARA MORADORES EM NOVA FRIBURGO – Prazo: 28/02/13
Para trovas Líricas e/ ou Filosóficas – Tema: Gaveta – Para trovas Humorísticas – Tema: Chave. Máximo de três trovas por tema – Endereço para Remessa – (Sistema de Envelopes) a/c Maria Nascimento Santos Carvalho – Rua Barata Ribeiro, 189/502 – Copacabana – Rio de Janeiro/RJ – CEP: 22011-000. Sistema de Envelopes.

Concurso dos Magníficos Trovadores – Prazo: 28/0213
Regulamento enviado aos cuidados de Sérgio Bernardo.

Concurso Paralelo – 150 Anos da Banda Euterpe Friburguense
O tema é livre, podendo os trovadores se inspirarem nesta síntese da trajetória da Banda Euterpe:
Em 1858, o maestro e oficial Samuel Antônio dos Santos, então regente da Banda dos Fuzileiros Navais da Marinha de Portugal, partiu de Lisboa rumo a Buenos Aires, ocasião em que foi surpreendido por uma forte tempestade em alto-mar.
Diante do desespero, o clamor de Samuel chegou aos céus, suplantando o infortúnio. O maestro, então, fez a promessa de que se ele e os demais integrantes do navio fossem salvos, ele dedicaria sua vida ao ensino da música, fundando uma banda e construiria uma capela em homenagem a Santo Antônio. 
Da súplica proferida, na grandeza extraordinária da promessa, fez-se o milagre! A tempestade se enterneceu, abrandando os ventos. Na quietação das ondas, o mar tornou-se, aos poucos, o leito de repouso daqueles bravos navegantes.
Com o desvio da rota para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro, o maestro passou a trabalhar como professor e regente, e em seguida veio para Nova Friburgo, onde em vinte e seis de fevereiro de 1863, com apoio de personalidades influentes, entre as quais, o Barão de Nova Friburgo, Samuel fundou a Banda Euterpe, sendo seu regente por vinte e dois anos. A promessa de construir o templo se deu a treze de junho de 1884, com a inauguração da Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro.
A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense não se intimida com a velocidade do tempo e se renova, acompanhando a modernidade sem perder suas raízes. A experiência adquirida e a esperança de novas realizações regem o compasso de sua bonita trajetória de 150 anos. 
Endereço para remessa: Apenas uma trova, no sistema de envelopes. Enviar para Elisabeth Souza Cruz – Rua Santa Martha, 70 – Jardim Ouro Preto – Nova Friburgo/RJ – Cep: 28633.080.

Então é Natal!
É comum, quando chega o mês de dezembro, as pessoas comentarem: “Esse ano passou voando!”. E todo ano é a mesma sensação, quando nos damos conta de que já é hora de montar a Árvore de Natal outra vez. E abrimos a caixa com os enfeites, colocamos as luzes no jardim, pensamos nos presentes e nos comestíveis da ceia. A cidade, por sua vez, ganha uma emotiva movimentação com o comércio produzindo belas vitrines e funcionando até alta noite. Essas são algumas delícias da época natalina. Porém, a festa mais linda ocorre no coração, quando sentimos que o Amor acende as luzes em nossas almas. 

O Natal, no dia a dia,
é uma festa que se faz
quando se busca a harmonia
dos propósitos da paz! 

A Voz dos Trovadores deseja a todos um feliz Natal durante todos os dias de 2013!

Cantinho da Nadinha
Os povos em harmonia...
O Bem derrotando o Mal...
Mesa farta todo dia,
aí, sim: Feliz Natal!
Nádia Huguenin

# Contatos: desejando saber mais sobre a UBT e a Trova, entre em contato com Elisabeth Souza Cruz - tel: (22) 2527-3585. Ou por e-mail: elisabethsouzacruz@yahoo.com.br.
Até a próxima e uma feliz trova para todos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade