Revivendo as emoções dos LII Jogos Florais de Nova Friburgo, nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2011.
Sensação de Natal: Happy Christmas
Quando os primeiros visitantes chegaram para a inauguração da Alameda dos Trovadores, a emoção se despojou sobre nós. Voz embargada, olhos marejando e um algo mais que não se diz e se traduz como “emoções à flor da pele”! Nós sabíamos que não seria diferente e desde o histórico dia 3 de fevereiro, na Casa de Cultura, começamos a contagem regressiva para a festa que seria a mais emotiva de todos os tempos.
Entregar a “chave da cidade” foi a primeira declaração de amor aos visitantes, e quando a Banda Municipal começou a tocar, regida pelo maestro Mário Jorge (Marinho) — que, em sua sensibilidade, escolheu como parte do lindo repertório a canção de Tim Maia intitulada “Não quero dinheiro”, em que os versos falaram por nós: “A semana inteira fiquei esperando pra te ver sorrindo... pra te ver cantando...” —, a praça se encheu de alegria. A banda tocou fundo em nosso coração, falando aos trovadores o que não daríamos conta de expressar; pois quando a festa se faz, “só se quer amar.” E vieram os amigos: o Prefeito Dermeval Neto, que inclusive fez a entrega da chave da cidade; o Secretário Municipal de Cultura, Dr. Roosevelt Concy; o Secretário de Turismo, José Carlos Motta, entre outros tantos ilustres admiradores da trova.
Após a recepção, às 19h30, na Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL, no aconchego do Auditório Angel Dieguez, a “Noite dos Magníficos” multiplicou as emoções na beleza dos discursos e no encantamento das trovas magníficas, com seus autores maravilhosos. Nas palavras do secretário municipal de Cultura. Dr. Roosevelt Concy, a certeza de que estávamos “em família”, quando ele próprio, em sua percepção aguçada, atribuiu aos visitantes o sentimento de retorno ao “lar”, no abraço de quem veio para “ver com os olhos” o que o coração viu de longe em nosso 12 de Janeiro.
No sábado, às 10h, o Colégio Anchieta abriu suas portas, no calor humano da manhã nublada e fria. A professora, amiga muito querida, Jane Ayrão, com sua hospitalidade, fez com que o encontro matinal tivesse os encantos de um sonho com a Oração Ecumênica, a bênção do apostólico Eduardo Mafort, o cantar suave da professora Marcia Louzada e a mesa, carinhosamente, preparada com delícias da casa. A visita ao Memorial foi um magistral passeio ao passado de uma história que começou em 1886, e que segue até os dias atuais.
Logo em seguida, saímos para uma visita à Praça dos Trovadores, no Suspiro, onde Luiz Otávio e São Francisco de Assis nos receberam numa afirmativa de que “o sonho não acabou” e de que na fonte da esperança beberíamos a força capaz da restauração. Um momento muito forte, e diante do que não foi destruído em 12 de janeiro, sentimos o quanto somos frágeis e ao mesmo tempo “duros na queda”, transpondo as dificuldades.
Ainda no sábado, às 18h, “No Reino das Musas”, na Casa de Cultura, em seu ambiente histórico, próprio ao Olimpo, as jovens, lindamente vestidas pela eficiência de Elizabeth Ferreira, deram leveza e graça ao desfile. O carinho de Nelson Flores nos arranjos florais e os tecidos cintilantes da Silvetex tornaram nossas deusas incomparáveis. O júri para a escolha da musa, formado pelos Magníficos Trovadores, foi presidido pela estimada Merilandy Schitino e a jovem eleita para a Musa dos LII Jogos Florais, Francislaine Siqueira, representou Urânia, Deusa da Astronomia. Os músicos Paulo Newton e Tadeu Santinho, entre outras maravilhas, brindaram a noite com o Hino de Nova Friburgo e a Valsa das Musas. A Oficina Escola de Artes também fez bonito com a Dança Flamenca, aos cuidados da professora Michelli Rocha, e o grupo de Cosme Silva encantou o público com dança moderna.
Encerrando, no domingo, às 10h, o Coral Allons Chanter, da Aliança Francesa, completando 10 anos de brilhantismo, abriu a Seção de Entrega de Prêmios na Câmara Municipal. A beleza e conforto do ambiente deram um requinte a mais em nosso evento. O Magnífico Trovador, Arlindo Tadeu Hagen, vice-presidente da UBT Nacional, falou em nome de todos os visitantes sobre a emoção da festa e da importância do evento ter sido realizado e de Nova Friburgo no contexto universal da trova.
Conhecendo o nosso presidente, trovador Rodolpho Abbud, em sua expressão de contentamento, na modéstia peculiar aos mestres, lia-se em seu semblante um emotivo “Graças a Deus” pela vitória alcançada. E tudo isso só foi possível pela garra de nossa equipe, pelo envolvimento de nossos parceiros empreendedores, pela atuação da Prefeitura e suas secretarias, e em especial, pela confiança da Secretaria Municipal de Cultura em nos delegar o incentivo capaz da tamanha realização.
Quando na escolha da Musa-2011, o sonoplasta Paulo Cesar tocou o CD de Caio Mesquita, em Happy Christmas. Comparar a festa dos LII Jogos Florais com o Natal não foi exagero algum, porque em cada participante sentimos uma Luz vinda para iluminar a nossa Árvore da Esperança, para a colheita de dias melhores. Nesse momento exato sentimos, mais do que nunca, a energia da egrégora da União Brasileira de Trovadores. A Trova tem este poder irmanado com as forças divinas!
CANTINHO DA CIDADE
O amanhã revelará
o renascer deste povo.
Nova Friburgo será
“nova” Friburgo de novo!
Antônio Carlos - São Gonçalo/RJ
(Trova vencedora do Concurso Veloz-2011)
CANTINHO DA NADINHA
Batendo palmas, por certo,
ao lado do Criador,
Nadinha está sempre perto
renovando o nosso Amor!
Elisabeth Souza Cruz - NF
Contatos: desejando saber mais sobre a UBT e a Trova, entre em contato com Elisabeth Souza Cruz - tel: (22) 25273585 – (22) 25228907. Ou por e-mail: elisabethsouzacruz@yahoo.com.br
Até a próxima e uma feliz trova para todos!
Deixe o seu comentário