A VOZ DOS BAIRROS - Perissê

sexta-feira, 18 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
A VOZ DOS BAIRROS - Perissê
A VOZ DOS BAIRROS - Perissê

Perissê: um bairro onde as

pessoas têm prazer de morar

Texto e fotos: Daniel Cunta

O bairro fica a poucos minutos do centro da cidade e é considerado um dos melhores de Nova Friburgo para morar. No Perissê hoje se encontra de tudo. O comércio é diversificado e classificado como de ótima qualidade. Há mercearias, padarias, oficinas mecânicas, clube, bares, uma escola pública (João Bazet), lanchonete e restaurante. No ponto mais alto, um campo de futebol usado principalmente nos fins de semana.

O Perissê é um dos mais tradicionais bairros da cidade e abriga uma das mais antigas fábricas do município, a Sinimbu, que fica logo na entrada do bairro, para quem vem pelo Viaduto Governador Geremias de Mattos Fontes. Já do outro lado do Perissê, subindo pela Rua Maximiliano Falck, fica mais uma parte da história das fábricas em Nova Friburgo, as casas da Ypu, construídas há muitos anos para servir aos funcionários, quando a fábrica prosperava. Neste ponto há muito mato e sempre é necessário realizar capina, como foi feito há alguns dias.

Ocupado basicamente por proprietários das casas, o bairro tem poucos imóveis alugados. Há moradores que garantem que isto é o que faz com que o bairro ainda não tenha perdido a característica de décadas atrás, quando todas as famílias se conheciam, formando uma pequena e pacata comunidade. Este bairrismo é defendido ainda hoje pelos filhos dos antigos moradores, que agora ocupam as mesmas residências dos pais. É a nova geração, que aprendeu a gostar do lugar e a zelar por ele.

Quanto aos serviços públicos prestados no bairro, não há muitas reclamações. O que acontece com mais frequência é a pouca iluminação da Rua Campos Salles, na esquina da entrada para as casas da Ypu, mas o problema, quando ocorre, é resolvido rapidamente. Além deste, um buraco que abre sempre na mesma rua, próximo ao ponto final, também é alvo de queixas. Mas, ora é consertado pela empresa Águas de Nova Friburgo, ora pela Prefeitura. Não chega a causar estresse aos moradores, pois o problema é sanado em poucos dias.

Os ônibus também não deixam a desejar. Segundo moradores, dificilmente o coletivo atrasa e, quando isso acontece, é por causa do engarrafamento no Paissandu. A relação dos funcionários da empresa com os moradores é bastante cordial e os horários são cumpridos. O único senão é a falta de consciência de alguns motoristas de carros de passeio, que param no ponto final do ônibus, principalmente à noite, dificultando o trabalho dos motoristas da Friburgo Auto Ônibus (Faol).

O bairro também mostra seu valor na área econômica. Algumas confecções se instalaram no Perissê e hoje geram empregos para centenas de pessoas. Os mercados também oferecem trabalho, assim como oficinas mecânicas e outros tipos de comércio.

A segurança também é boa no bairro. Raros são os casos de tráfico de drogas, furtos em residências ou veículos, roubos e outros tipos de crime. Quando ocorrem, segundo os moradores, acontecem em ruas mais próximas ao acesso de outros bairros, como a Marechal Floriano Peixoto, onde já foram registrados até homicídios.

Quanto ao lazer, o único local disponível é um campinho na subida para o condomínio residencial Remanso. Esta é a maior reivindicação dos moradores. Feito de terra, o campo de futebol está com as grades e as balizas de ferro, em péssimo estado de conservação. Nos dois lados do campo observa-se ferrugem e há buracos causados pela corrosão. Mas nas ruas é possível ver crianças jogando bola durante todo o dia, revelando a tranquilidade do bairro.

A coleta de lixo é muito elogiada pelos moradores do Perissê. Segundo eles, não há motivos para o lixo ficar exposto nas ruas, pois o caminhão passa de segunda a sábado, sempre no fim da tarde, sem falhar um dia sequer. O serviço dos Correios também é considerado eficiente. Carteiros percorrem o bairro todos os dias e não há reclamações de extravios de correspondências.

Para os moradores, os buracos que aparecem em alguns trechos do bairro, principalmente nas ruas por onde o ônibus circula, merecem mais atenção e ação mais rápida do poder público. Também a capina nas ruas, que às vezes demora para ser feita. Mas a qualidade do bairro supera os pequenos problemas e fazem do Perissê um lugar onde os moradores têm prazer em morar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade