ESCLARECIMENTO
Acusamos o recebimento de correspondência da leitora Vânia Bochi, solicitando esclarecimentos sobre os campeonatos das escolas de samba nos anos de 1958 e 1959. Em sua correspondência ela contesta os títulos da Vilage no Samba desses dois anos, porque, de acordo com pesquisa que ela fez em jornais antigos, principalmente A Voz da Serra e A Paz, o noticiário mostra que em 1958 não houve concurso e em 1959 a Unidos Verdejantes ganhou o campeonato, na única vez em que desfilou.
Realmente, Vânia tem razão: há estas duas reportagens que apontam a vitória da Unidos Verdejantes em 1959 e no ano anterior uma pesquisa popular apontou Saudade e Vilage como campeãs, mas sem caráter oficial.
Com respeito à matéria publicada em nossa edição do último dia 26, foi baseada em uma relação fornecida pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf), que aponta a Vilage no Samba com 23 títulos, dos quais quatro tricampeonatos e dois bi. Além disso, na quadra da escola no bairro de Duas Pedras existem dois troféus de campeão nos anos de 1958 e 1959.
A reportagem também procurou Luiz do Nascimento (Leônidas), um dos mais antigos vilagistas de Nova Friburgo e um dos fundadores da verde-e-branco, que confirmou os títulos dos anos citados.
Deixe o seu comentário