A Voz do Carnaval - 24-01-09

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Agora é definitivo: desfile

das escolas será domingo

Na reunião dos presidentes das escolas de samba e da Liga das Escolas de Samba na noite da última quarta-feira, 21, ficou definitivamente resolvida a data do desfile das escolas de samba para o domingo de carnaval, com a mesma ordem anteriormente sorteada.

No encontro com o prefeito Heródoto Bento de Mello, o secretário de Turismo, Sergio Madureira, e outros secretários do governo municipal, o chefe do Executivo deu oportunidade a todos de se manifestarem, num clima cordial e de alto nível. Quem ganha com isso é o carnaval que, com a entrada do novo secretário de Turismo, caminha a passos largos para a profissionalização.

Agora entram na reta final os preparativos das agremiações carnavalescas. Até o fim da próxima semana o presidente da liga reunirá todos para os ajustes do regulamento dos desfiles, para que seja divulgado oficialmente.

Lançamento

O lançamento oficial do carnaval será na próxima quinta-feira, dia 29, com coquetel que reunirá personalidades do mundo do samba e várias autoridades do setor. O anúncio foi feito pelo secretário Sergio Madureira, que já começou a preparar o evento.

O slogan do carnaval deste ano é Um carnaval para tirar o chapéu, em homenagem ao prefeito Heródoto.

Programação

Com os desfiles no domingo, o Gay do Carnaval terá que mudar de data e a programação do carnaval sofreu alguns ajustes, sendo divulgada oficialmente no início da próxima semana.

Nota 10

O secretário Sergio Madureira e o coordenador do carnaval, Manoel Carlos, estão de parabéns, pois ambos têm mostrado muita competência na condução do processo pré-carnavalesco. Aliás, há muito tempo não se via um clima tão agradável. Após mais de dez anos, um secretário de Turismo vai pessoalmente às reuniões da Liga das Escolas de Samba, escuta todo mundo e contribui para uma sensível melhoria do setor.

Bola Branca

O Bloco Bola Branca escolhe a rainha da bateria neste domingo, a partir das 15h, na quadra da Rua Eugênio Nideck, no Catarcione. Márcia Malaquisas, coordenadora de divulgação do bloco, avisa que a festa começa às 15h e não tem hora para terminar.

Fantasias

Semana passada informamos que o Concurso Municipal de Fantasias deste ano terá sua 35ª versão e um leitor que pede para não ser identificado nos escreveu pedindo mais informações do evento, justificando que uma pessoa do governo Saudade Braga havia afirmado que este desfile começou em 2001.

Restabelecendo a verdade: o primeiro concurso foi em 1974, no Clube dos 50, organizado por Roberto Galvez, tendo como ganhador o carnavalesco Eduardo Rodrigues e o figurinista Francis em 2° lugar. Daí para frente o evento teve continuidade e passou a ser realizado a cada ano num clube da cidade, como Sociedade Esportiva Friburguense, Clube de Xadrez e, na década de 90, no Nova Friburgo Country Clube.

Nomes como Hilda Miled, Dilva Maria de Moraes, Elizete Moraes, Rosângela Cassano e Francis tiveram oportunidade de coordenar o concurso, que chegou a ser o segundo mais importante do estado do Rio, recebendo concorrentes de várias cidades, principalmente da Região Serrana, só perdendo para desfiles do Rio de Janeiro no Hotel Nacional e Theatro Municipal, entre outros.

Esta é a verdade e há pessoas que podem comprovar tal fato, a exemplo de Francis, Eduardinho, Dilva de Moraes e Roberto Galvez, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade