A Voz do Carnaval - 17 de fevereiro

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
A Voz do Carnaval - 17 de fevereiro
A Voz do Carnaval - 17 de fevereiro

VELHA-GUARDA

Recebemos e agradecemos amplo material sobre a importância da velha-guarda nas escolas de samba. O material foi enviado por Anna Mesquita, advogada e integrante da velha-guarda da escola de samba Imperatriz de Olaria e esposa do nosso amigo Don Bira.

A existência da velha-guarda numa escola de samba é de extrema importância para o desenvolvimento da agremiação, uma vez que a velha-guarda é a guardiã das tradições da escola, velando para que esta não perca a sua identidade. Ela faz parte do contexto da escola e é formada principalmente por seus fundadores e integrantes, que se destacaram na agremiação como passistas, mestres-salas, bateiristas, diretores e, no caso específico das mulheres, principalmente por aquelas senhoras mais idosas que participaram da ala das baianas.

Os membros da velha-guarda participam ativamente da administração da escola, opinando, fiscalizando, mantendo as tradições da escola de samba e são constantemente consultados por seus dirigentes. Assim, é garantida a identidade do samba e do carnaval.

Antigamente a velha-guarda vinha na frente, apresentando a escola, e depois se retirava para as laterais, aguardando a passagem da agremiação, voltando no final, cumprimentando o público e encerrando o desfile. Hoje, com o advento do carnaval show, foi substituída na abertura do desfile pela comissão de frente.

Sua importância no carnaval levou à criação da Associação das Velhas-Guardas, composta por todas as escolas de samba do carnaval carioca, que se reúnem de março a dezembro, aos domingos, alternando entre as escolas, que promovem festa visando à confraternização entre as agremiações, inclusive homenageando personalidades do samba e da sociedade. Esta associação possui um camarote perpétuo no Sambódromo do Rio de Janeiro, que lhe foi destinado por lei municipal, promulgada por iniciativa de uma vereadora integrante do mundo do samba.

POETANDO

O 5° Poetando no Carnaval será realizado dia 22, domingo de carnaval, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, a partir das 17h. O evento reúne poetas e amantes da poesia e este ano lançará o 3° concurso de poesia livre, que terá uma novidade: a participação de poetas menores de 18 anos.

EDUARDINHO

Que show belíssimo de Eduardo Rodrigues no 35° Desfile Municipal de Fantasias! Uma fantasia maravilhosa, belíssima, muito bem trabalhada, caríssima e com a maestria do desfile do campeão dos campeões do carnaval friburguense. Ficou em 2° lugar, mas merecia o primeiro, indiscutivelmente.

TELEVISÕES

Está praticamente confirmada a presença das três emissoras de tevê na cobertura do carnaval friburguense. Zoom, Focus e TVC poderão ter apoio de uma grande empresa de bebidas para patrocinar o trabalho na passarela do samba de Nova Friburgo.

RASTAFARE

O último ensaio do Blocão do Rastafare será dia 19, a partir das 23h, numa casa noturna da Praça Dermeval Barbosa Moreira. A cerveja será liberada a noite inteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade